Future of Money

Putin sanciona lei que permite criação do Rublo Digital na Rússia

País avançou no desenvolvimento da sua própria moeda digital de banco central e deve iniciar a fase de testes em agosto

Rússia planeja iniciar testes com Rublo Digital em agosto (AFP/AFP)

Rússia planeja iniciar testes com Rublo Digital em agosto (AFP/AFP)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 25 de julho de 2023 às 10h05.

A Rússia está avançando no desenvolvimento da sua própria moeda digital do banco central (CBDC, na sigla em inglês). O presidente Vladimir Putin sancionou na última segunda-feira, 24, o projeto de lei aprovado pelo Legislativo que permite a criação do Rublo Digital, de acordo com um documento oficial do governo.

Com essa aprovação, a lei do Rublo Digital está oficialmente programada para entrar em vigor em 1º de agosto de 2023, com exceção de uma regra que entrou em vigor de forma imediata. Já o artigo número três - que inclui alterações em várias leis federais russas, incluindo aquelas relacionadas a falência e herança - deverá entrar em vigor em agosto de 2024.

A nova legislação dá poderes oficiais ao banco central russo para lançar o primeiro piloto da CBDC com consumidores reais em agosto. Anteriormente, o governo esperava iniciar os testes em abril e contava com a colaboração com 13 bancos locais, incluindo gigantes do setor como o Sberbank.

De acordo com a nova lei assinada, o banco central da Rússia será o principal operador da infraestrutura do Rublo Digital e será responsável por todos os ativos armazenados. O Rublo Digital foi projetado para ser utilizado como um método de pagamento e transferência de dinheiro, e não tem finalidade de investimento.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.  

Criptomoedas na Rússia

A versão digital da moeda russa deverá atuar como uma terceira forma de dinheiro, ao lado dos rublos em espécie e virtual. Segundo a governadora do Banco da Rússia, Elvira Nabiullina, os cidadãos russos não serão obrigados a usar a CBDC, e o uso do Rublo Digital será uma escolha voluntária deixada aos indivíduos.

Nabiullina declarou que "ninguém vai forçar ninguém a usar o Rublo Digital [...]. Mas realmente esperamos que seja mais conveniente e mais barato tanto para as pessoas quanto para as empresas, e aí elas começarão a usá-lo. Essa é uma nova oportunidade". De acordo com a vice-governadora do Banco da Rússia, Olga Skorobogatova, o governo não espera uma adoção em massa do Rublo Digital antes de 2025 ou até mesmo 2027.

A Duma - uma das duas câmaras do Parlamento do país - aprovou o projeto de lei do Rublo Digital na terceira e última sessão de análise, em 11 de julho. O Conselho da Federação aprovou posteriormente o projeto de lei em 19 de julho. De acordo com registros oficiais, o projeto foi registrado inicialmente em dezembro de 2022.

Enquanto avança rapidamente com a legislação para CBDC, os legisladores russos continuam adiando a introdução da regulamentação de criptomoedas, após uma série de atrasos no passado. Em maio, o oficial da Duma Anatoly Aksakov prometeu aprovar quatro projetos de lei relacionados à mineração de criptomoedas, tributação e acordos internacionais com criptomoedas. No entanto, os projetos parecem não ter avançado muito desde então.

yt thumbnail

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:RússiaVladimir PutinCriptomoedas

Mais de Future of Money

SEC autoriza lançamento de primeiros ETFs de Ethereum nos EUA

Investidores do bitcoin ainda não precificaram possível vitória de Trump, diz gestora

Bitcoin bate máxima histórica de preço em relação ao real, mesmo sem recorde em dólar

Bolsa de Chicago divulga data de estreia de ETFs de Ethereum nos EUA

Mais na Exame