Acompanhe:

Os bilionários Jack Dorsey, fundador do Twitter, e Elon Musk, que comprou a rede social e a renomeou para X, defenderam na última quinta-feira, 7, a chamada autocustódia de criptomoedas. Os dois executivos incentivaram a adoção da prática por investidores em publicações no próprio X.

A interação entre os bilionários começou quando Dorsey promoveu na rede social a Bitkey, uma nova carteira física para armazenamento de bitcoin que foi lançada nesta semana pela Block, Inc, empresa criada e comandada por Dorsey. Ao divulgar o produto, ele recomendou que os investidores "retirem os seus bitcoins de corretoras de criptomoedas".

Logo em seguida, Musk respondeu à publicação de Dorsey: "como eles dizem, se não as suas chaves, não são as suas carteiras". O dono do X se referiu a um ditado popular no meio cripto - "not your keys, not your wallet", em inglês - que busca incentivar a prática de autocustódia e evitar a custódia de ativos em exchanges.

Em entrevista exclusiva à EXAME antes do lançamento da carteira, Lindsey Grossman, business lead da Bitkey, destacou que, atualmente, a maior parte das criptomoedas fica armazenada em plataformas de custódia, com destaque para as corretoras.

Na visão dela, as soluções atuais de autocustódia — que variam entre carteiras físicas e carteiras digitais disponíveis em aplicativos — são "difíceis de usar". "A experiência do usuário nelas é complicada, elas são muito técnicas. Você precisa quase ser um engenheiro para entender como ela funciona, e a 'seed phrase' [frase semente] é imperfeita. Se alguém descobrir a frase, pode roubar o dinheiro e você fica desprotegido. Elas não usadas apropriadamente".

Por isso, a Bitkey foi idealizada como uma opção mais simples. A companhia do fundador do Twitter afirma que o projeto busca incentivar a prática de autocustódia entre investidores, prometendo mais "facilidade e segurança".

Entretanto, a própria Bitkey conta com parcerias com corretoras de criptomoedas, incluindo a gigante do setor Coinbase, para que os usuários tenham facilidade de compra, mas não custódia, dos ativos.

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Cuidados com autocustódia

A prática de autocustódia é bastante popular entre os entusiastas de criptomoedas, que veem a opção como uma forma de fortalecer a descentralização do setor e dar mais autonomia para os investidores. Nela, os donos dos ativos mantêm as chaves privadas de acesso à carteira onde os ativos estão, ao invés de ceder as chaves para uma corretora.

Mas, apesar da popularidade, a prática de autocustódia também envolve riscos e cuidados que tornam a modalidade ainda desafiadora para muitos investidores, com as corretoras surgindo como uma opção mais simples. Não é incomum encontrar casos de investidores que acabam perdendo suas chaves de acesso, que são irrecuperáveis, o que na prática significa que os ativos ficam inacessíveis. Saiba mais sobre os cuidados com a autocustódia. 

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Dona da Bolsa de Chicago vai lançar futuros de bitcoin e ether negociados em euro
Future of Money

Dona da Bolsa de Chicago vai lançar futuros de bitcoin e ether negociados em euro

Há 4 horas

Airdrops: entenda os riscos de participar de distribuições gratuitas de criptomoedas
Future of Money

Airdrops: entenda os riscos de participar de distribuições gratuitas de criptomoedas

Há 5 horas

Criptomoeda da Starknet despenca mais de 50% após estreia e críticas no mercado
Future of Money

Criptomoeda da Starknet despenca mais de 50% após estreia e críticas no mercado

Há 6 horas

Emissora da USDC abandona blockchain Tron após críticas e preocupação com segurança
Future of Money

Emissora da USDC abandona blockchain Tron após críticas e preocupação com segurança

Há 8 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais