CVM quer fomentar inovação no mercado de capitais com novo projeto
Evento de lançamento do Centro de Inovação e Regulação Aplicada da CVM contará com especialistas de empresas do setor cripto, do Banco Central, CVM, Anbima e USP
Repórter do Future of Money
Publicado em 23 de novembro de 2023 às 16h10.
A Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (CVM) anunciou recentemente o evento de lançamento do seu Centro de Inovação e Regulação Aplicada (CRIA), desenvolvido através de uma cooperação técnica com o Instituto Brasileiro de Finanças Digitais (FinanceLab).
O intuito é reunir conhecimento de especialistas e acadêmicos sobre o tema para criar regulações que abracem o setor de finanças digitais sem atrapalhar o percurso da inovação.
- CVM ‘não quer matar a inovação’: superintendente defende ‘tokens naturais digitais’
- Lucro dos bancos subiu, mas baixas avaliações devem pesar no crescimento do crédito, diz BCE
- Robô aspirador: confira as melhores opções custo-benefício
- Melhor celular até R$ 1,2 mil: dez melhores opções para comprar em 2024
- O futuro é tokenizado: perspectivas para tokenização no Brasil com a influência do Drex
- Round 6, União Instável e mais: veja o que entra na Netflix essa semana
"Com o CRIA, a CVM vai fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias e transformações com potencial impacto para o Mercado de Capitais. Realizaremos estudos, discussões e trataremos de pautas que abordem, sobretudo, produtos e serviços financeiros menos custosos e acessíveis. Esta é mais uma abordagem criativa da CVM e ação que está em linha com o que chamamos de Open Capital Markets - Mercado de Capitais Aberto, com intuito de tornar o segmento regulado pela CVM cada vez mais democrático, inclusivo e sustentável", disse João Pedro Nascimento, presidente da CVM, em um comunicado.
- Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás:abra sua conta na Mynte invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.
O evento de lançamento do CRIA será realizado no dia 4 de dezembro às 9h na sede da CVM, no Rio de Janeiro. As inscrições são limitadas e o evento é aberto ao público.
Na ocasião, estarão presentes especialistas da própria CVM, do Banco Central, Anbima e da Universidade de São Paulo (USP), além de executivos de empresas do setor blockchain, como Liqi e BEE4. ABFintechs e ABCripto também estarão presentes nos quatro painéis do evento.
Evento de lançamento do CRIA
Confira a programação completa, divulgada pela CVM em um comunicado:
• Abertura com João Pedro Nascimento, Presidente da CVM
• CRIA e Tokenização no Mercado de Capitais Brasileiro
Moderador: Carlos Portugal Gouvêa (USP)
Painelistas: Luis Lobianco (Gerente de Supervisão de Securitização da CVM), André Passaro (Superintendente de Relações com o Mercado de Intermediários da CVM) e Jorge Casara (Gerente de Inteligência em Supervisão de Riscos Estratégicos da CVM).
• Autorregulação e Inovação Regulatória
Moderador: Thiago Brazolin
Painelistas: Tatiana Itikawa (ANBIMA), César Henrique de Mendonça (BSM), Diego Perez (ABFintechs) e Thiago Severo (ABCripto).
• Aprendizados sandbox CVM e LIFT BC para o CRIA
Painelistas: Antonio Berwanger (Superintendente de Desenvolvimento de Mercado da CVM), Aristides Cavalcante (BC), Fábio Araújo (BC), Ricardo Fernandes Paixão (CRIA) e Renata de Castro Viana (FAPDF).
• Cases CRIA Rodada 0.0
Moderadores: Gabriela Borges e Lucas Caminha (ambos do CRIA/FGV Rio)
Painelistas: Daniel Coquieri (Liqi) e Carlos Ratto (BEE4).
De acordo com a CVM em um comunicado, os objetivos da parceria com o FinanceLab para o desenvolvimento do Centro de Regulação e Inovação Aplicada são:
• promoverestudos, pesquisas e discussõessobre inovação e transformação digital no mercado de capitais.
•ampliar a compreensãosobre as experiências regulatórias internacionais no contexto do surgimento e desenvolvimento de novas tecnologias.
• auxiliar a CVM nodesenvolvimento ou aprimoramento de arcabouço regulatório compatívelcom as novas tecnologias.
Em entrevista recente à EXAME, Bruno Gomes, superintendente de securitização e agronegócio da CVM, já havia mencionado o desenvolvimento do CRIA; Segundo ele, a CVM "não quer matar a inovação" e está "de portas abertas".
Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás:abra sua conta na Mynte invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok