Esporte

Universidade de Oxford projeta Brasil campeão da Copa do Mundo do Catar

O estudo utiliza um modelo matemático criado pelo doutor e pesquisador do instituto de matemática da instituição britânica Joshua Adam Bull

Copa do Mundo: A projeção simulou os jogos da primeira fase de grupos do mundial (Lucas Figueiredo/CBF/Flickr)

Copa do Mundo: A projeção simulou os jogos da primeira fase de grupos do mundial (Lucas Figueiredo/CBF/Flickr)

AM

André Martins

Publicado em 18 de novembro de 2022 às 20h54.

Última atualização em 18 de novembro de 2022 às 21h00.

Um estudo publicado pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, nesta sexta-feira, 18, apontou que o Brasil é o favorito ao título da Copa do Mundo. A projeção foi divulgada a poucos dias da abertura da competição que começa no domingo, 20 de novembro.

Segundo os dados, o Brasil é a seleção com maior chance de vencer o Mundial, com 14,72%. A Argentina teve 14,36%. Holanda com 7,48% de chance e Espanha com 7,03% são as seleções europeias mais bem colocadas. A França, atual campeã do mundo, está apenas na quinta posição com 6,37%.

A projeção também aponta que a Inglaterra será eliminada nas quartas de final, que Brasil e Argentina irão se enfrentar na semifinal e que a grande final da Copa do Mundo será entre a Seleção Brasileira e a Bélgica. O Brasil seria o campeão neste chaveamento.

(Twitter Oxford/Reprodução)

Para chegar nessa conclusão, o estudo utiliza um modelo matemático criado pelo doutor e pesquisador do instituto de matemática da instituição Joshua Adam Bull.

A projeção simulou os jogos da primeira fase de grupos da Copa do Mundo um milhão de vezes e as partidas da fase mata-mata 100 mil vezes. Os resultados mais comuns foram considerados para a previsão matemática. A simulação analisou os dados do raking Elo e todos os jogos das seleções participantes da competição da Fifa desde 2018.

Bull escreveu em seu perfil no Twitter que embora a sua projeção seja o resultado "mais provável", seu estudo pode apenas ser "mais certeiro que outros cenários alternativos".

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoFutebolReino UnidoUniversidade de Oxford

Mais de Esporte

CBF confirma numeração do Brasil para Copa América

Mbappé faz apelo para que jovens votem nas eleições da França: 'extremistas estão a tomar o poder'

Anderson Silva: o que se sabe sobre próximas lutas do Spider

Anderson Silva x Sonnen: quem ganhou a luta realizada em São Paulo

Mais na Exame