Dallas Mavericks é multado em R$ 3,7 milhões pela NBA por derrota intencional
Time poupou jogadores no penúltimo jogo da temporada, para perder e melhorar suas chances no Draft, de acordo com investigação da liga
Agência de notícias
Publicado em 15 de abril de 2023 às 12h34.
Última atualização em 18 de abril de 2023 às 09h50.
A NBA multou o Dallas Mavericks no valor de 750 mil dólares (R$ 3,7 milhões na cotação atual), por causa da decisão de poupar jogadores e perder intencionalmente para o Chicago Bulls, em jogo no dia 7 de abril, sexta-feira passada. A derrota oficializou a eliminação da equipe dos playoffs, sem nem conseguir uma vaga no play-in — repescagem disputada entre os times que ficam entre 7º e 10º em suas conferências.
A investigação da liga concluiu que os Mavericks violaram a política de descanso de jogadores, e demonstraram interesse em sair derrotados de quadra, através de atitudes e declarações públicas. Quanto pior a campanha de um time, mais chances ele tem de conseguir uma escolha melhor no Draft — recrutamento de jogadores universitários — da temporada seguinte.
- Programa de sócio-torcedor do Vitória/BA dispara em 2023
- Indonésia registra terremoto de magnitude 7,0
- Arcabouço fiscal: bloqueio de despesas deixa de ser obrigatório para governo cumprir metas
- Quem venceu a Prova do Anjo? Sarah Aline terá poder especial no Paredão
- Principal opositor político de Putin está em estado grave na prisão
- Polônia proíbe importação de grãos da Ucrânia para acalmar agricultores
A franquia do estado do Texas, que pertence ao empresário Mark Cuban, terminou a temporada no 11º lugar na Conferência Oeste, com 38 vitórias e 44 derrotas. Agora, deverá ter uma das dez melhores escolhas do Draft.
Para além de perder o jogo contra os Bulls, que era o penúltimo da temporada, também perderam para o San Antonio Spurs, dois dias depois. Este último jogo não fez parte da investigação da NBA, que teve seu resultado divulgado nesta quarta-feira. A organização também concluiu que os jogadores em quadra não demonstraram intenção de perder.
Apenas reservas
Na partida da sexta-feira, o treinador Jason Kidd poupou Kyrie Irving, Tim Hardaway Jr., Maxi Kleber, Christian Wood e Josh Green. A estrela eslovena Luka Doncic ficou apenas 12 minutos em quadra, durante o primeiro quarto. O armador Jaden Hardy, foi tirado no intervalo. Segundo Kidd, havia sido "uma decisão tomada por seus superiores". O quinteto que terminou a partida era irreconhecível e só tinha reservas.
Joe Dumars, vice-presidente executivo e chefe das operações da NBA, disse que “a decisão do Dallas Mavericks, de impedir jogadores fundamentais de participar de uma partida de eliminação contra Chicago, na última sexta, comprometeu a integridade do nosso esporte. As atitudes dos Mavericks falharam com nossos torcedores e nossa liga.”