Copa do Mundo 2030 terá jogos em 6 países de 3 continentes; veja quais
O Mundial também terá um novo formato, dividido em 12 grupos com quatro seleções cada um; avançam os dois melhores colocados do grupo e os oito terceiros melhores
Redação Exame
Publicado em 4 de outubro de 2023 às 12h29.
Última atualização em 4 de outubro de 2023 às 15h32.
A Copa do Mundo de 2030 vai ser diferente. Até 2022, apenas uma Copa havia sido disputada em dois países, na Coreia e no Japão em 2002. A de 2026 será em três: México, Estados Unidos e Canadá.
Pois a edição de 2030, será a primeira a ser disputada em três continentes diferentes, com seis países recebendo jogos. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira, 4, pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, e oficializada pelo conselho da Federação Internacional de Futebol Associado ( Fifa ).
- Anvisa manda recolher lotes de Sidra Cereser sabor maçã; veja quais
- Conheça os feriados e datas comemorativas de outubro de 2023
- Japão tem mês de setembro mais quente desde o início dos registros
- Governo estima em US$ 93 bilhões superávit da balança comercial em 2023, maior da história
- Petrobras eleva preço do querosene de aviação (QAV) em mais de 5%
- Setor privado dos EUA cria 89 mil empregos em setembro, afirma ADP
A mudança vem em comemoração ao centenário da Copa do Mundo, que teve sua primeira edição emMontevidéu, no Uruguai. Em homenagem à história, os primeiros jogos serão disputados na América do Sul e depois seguem para países da Europa e África.
"Acreditamos no grande. O Mundial centenário de 2030 começa onde tudo se iniciou. Uruguai, Argentina e Paraguai serão sede das primeiras partidas da Copa do Mundo", diz a publicação deAlejandro Domínguez.
Embora a Copa circule por três continentes em 2030, o conselho da Fifa destacou que os principais países que sediarão o mundial serão Portugal, Espanha e Marrocos. Mas a escolha de expandir o mundial ao longo do globo foi, segundo Gianni Infantino, presidente da federação de futebol,"uma grande mensagem de paz, tolerância e inclusão".
"O primeiro destes três jogos, claro, será disputado no estádio onde tudo começou. No mítico Estádio Centenário, precisamente para celebrar os 100 anos da Copa do Mundo ", destacou o presidente em nota oficial.
Em coletiva de imprensa, Domínguez também afirmou que a Fifa ainda trará mais informações sobre os jogos da Copa na América do Sul. "A Fifa vai dar mais detalhes como será na Argentina e no Paraguai. A decisão está tomada, mas a Fifa tem de tomar as medidas para que as cidades e os países tenham condições de receber as partidas do mundial".
Onde vai ser a Copa de 2030?
As principais sedes serão Espanha, Portugal e Marrocos, mas também haverá jogos na América do Sul, em países como Uruguai, Argentina e Paraguai.
De acordo com o presidente da Conmebol,Alejandro Domínguez, o Chile também estaria contemplado, mas por uma decisão da Fifa, foi deixado de lado neste primeiro momento. "A ideia inicial era ter apenas dois países, Argentina e Uruguai, depois nós agregamos o Paraguai e mais tarde o Chile. A decisão da Fifa, não da Conmebol, foi fazer em três países. Mas vamos trabalhar para que de alguma maneira o Chile seja contemplado", explicou ele em coletiva de imprensa.
Como será o formato da Copa do Mundo 2030?
Neste novo formato, a competição será divida em 12 grupos com quatro seleções cada um. Avançam os dois melhores colocados do grupo e os oito terceiros melhores. A partir daí, as 32 seleções classificadas se enfrentam em mata-mata até a final.
A mudança já acontece na Copa do Mundo de 2026, disputada por 48 seleções, com 104 partidas. Os seleções dos países que sediarão o mundial já estão confirmadas.
Em 2034, a Copa será na Ásia e Oceania
Na reunião em que foi confirmada a sede da Copa de 2030, a Fifa também afirmou que o mundial de 2034 deverá ser disputado na Ásia e/ou na Oceania. AArábia Saudita é uma das maiores apostas para sediar o campeonato nesta data.