SP busca startups de impacto para programa de aceleração

Programa de Aceleração Net Zero 2050, do hub de inovação do Governo do Estado, procura empresas com soluções contra mudanças climáticas
Startups de impacto: SP busca empresas com soluções contra mudanças climáticas (manusapon kasosod/Getty Images)
Startups de impacto: SP busca empresas com soluções contra mudanças climáticas (manusapon kasosod/Getty Images)
M
Maria Clara DiasPublicado em 16/08/2021 às 16:57.

O Governo do Estado de São Paulo abriu hoje, 16, uma chamada pública para o seu programa de aceleração de startups liderado pelo hub de inovação do Estado, o IdeiaGov. A ideia é encontrar empresas de impacto com soluções voltadas às mudanças climáticas e seus efeitos.

Serão selecionadas 20 empresas do Brasil e da América Latina para participar do programa de aceleração, desenvolvido em parceria com o Connected Places Catapult (CPC), o Consulado Britânico e a Investe SP, agência de promoção de investimentos do estado de São Paulo.

O objetivo do programa é selecionar startups da América do Sul, que tenham soluções para resolver quatro grandes desafios da agenda climática, mapeados pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado (SIMA). São eles:

  • redução das emissões de gases do efeito estufa
  • mudança da matriz energética
  • mobilidade e combustíveis sustentáveis
  • cidades resilientes

    Além da aceleração e conexão com investidores e governos ao longo do programa, as startups selecionadas terão a chance de apresentar suas ideias de negócio na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece em novembro, na Escócia, e está sendo cotada como a mais promissora edição dos últimos anos. As empresas do Reino Unidos e América Latina trabalharão em conjunto na criação de soluções sustentáveis para o estado paulista.

    O esforço para tirar do papel um programa de aceleração para startups de impacto vem na esteira de compromissos do Estado de São Paulo para a descarbonização, ou Net Zero.  Recentemente, o governador do estado, João Dória (PSDB), assinou novos compromissos de redução das emissões até 2050, e que fazem parte do “Race to Zero”, programa da ONU.

    Para participar, representantes das startups podem inscrever as empresas até o dia 9 de setembro, no site. Como requisito obrigatório, as startups devem ter, no mínimo, um representante fluente em inglês e português. Uma sessão virtual de perguntas e respostas será realizada com a equipe do IdeiaGov no dia 25 de agosto, às 11h, para esclarecer dúvidas sobre o programa e os desafios. Interessados podem se inscrever pelo link.

    Saiba o que acontece nos bastidores das principais startups do país. Assine a EXAME.

    De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na exame?
    Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.

    Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.