Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Maps, YouTube e filantropia: Google lança ferramentas para proteção da biodiversidade na Amazônia

Iniciativa conta com parcerias de ONGs como TNC, Idesam e Fundação Amazônia Sustentável; anúncio foi feito em Belém com a presença do governador do Pará

Modo escuro

Evento do Google em Belém: uso de ferramentas tecnológicas para educar e rastrear o desmatamento  (Google/Reprodução)

Evento do Google em Belém: uso de ferramentas tecnológicas para educar e rastrear o desmatamento (Google/Reprodução)

De Belém, Pará.

O Google anunciou, nesta terça-feira, 4, uma série de iniciativas com foco na preservação da biodiversidade da Amazônia. O lançamento foi realizado em um evento com executivos e parceiros em Belém.  "Cada vez mais nós que vivemos aqui queremos ações de compatibilização para termos soluções ambientais e o Google pode ter um papel de grande relevância", disse Helder Barbalho, governador do estado do Pará durante a abertura do evento.

As iniciativas envolvem desde o uso do Maps, aplicativo de mapas da empresa de internet, para o rastreamento de madeira, até o apoio a mulheres indígenas por meio da Google.org, braço de filantropia da empresa.

Confira, a seguir, as principais iniciativas:

Educação ambiental no YouTube

O Pacto Global da ONU no Brasil juntamente com o YouTube, do ecossistema Google, selecionou ONGs como a The Nature Conservancy Brazil (TNC) e o Idesam com o objetivo de produzir conteúdos informativos, educacionais e científicos sobre questões socioambientais e as consequências das mudanças climáticas no planeta. Os vídeos serão publicados nos canais de Youtube das instituições.

"O YouTube apoia a produção de conteúdo de qualidade de diversas formas e estamos felizes em termos encontrado no Pacto um parceiro para seguirmos nessa missão. A parceria vai resultar na criação de mais de 50 vídeos diversos e relevantes sobre a questão do clima e sustentabilidade, ajudando as pessoas a ficarem bem informadas sobre esses temas", afirmou Indiana Torretta, gerente de parcerias estratégicas do YouTube Brasil.

Apoio para mulheres indígenas

A frente filantrópica do Google, o Google.org, anunciou que doará mais de R$ 2 milhões para auxiliar o programa Fortalecimento e Protagonismo Empreendedor das Mulheres Indígenas do Amazonas, da Fundação Amazônia Sustentável (FAS). O objetivo da iniciativa é promoveir a qualificação digital e apoio financeiro de empreendimentos chefiados por mulheres indígenas. 

"É uma iniciativa importante para nós, mulheres indígenas, principalmente nesse momento de retomada pós-pandemia. É isso que queremos: construir juntas. Somos mulheres, geradoras de vida e guardiãs de sabedoria. Essa valorização das mulheres indígenas está ligada ao nosso território e à nossa luta. Nunca mais um Brasil sem nós", disse Rosa dos Anjos, supervisora do Programa Indígena da FAS. 

Rastreamento de maneira na Amazônia

Durante o evento, também foi anunciado uma parceria entre o Google e a The Nature Conservancy (TNC) no Brasil, com o projeto Digitais da Floresta. A ação usa Inteligência Artificial (IA) para desenvolver tecnologias que unem conhecimentos em bioquímica para identificar e rastrear a origem da madeira comercializada a partir da Amazônia, se são de cultivos autorizados ou ilegais, por exemplo. O programa conta com apoio da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e da Trase.

"A construção de um modelo de IA que seja capaz de estimar onde estava a árvore que deu origem a uma amostra de madeira exige a manipulação e a interpretação de extensas bases de dados. Por isso, queremos ajudar também doando nosso talento e DNA para dar escala ao projeto”, concluiu Alessandro Germano, diretor de parcerias globais do Google Brasil.

Créditos

Últimas Notícias

ver mais
Mulheres contra o aumento de juros: economistas de peso apelam ao FED e ao BCE
ESG

Mulheres contra o aumento de juros: economistas de peso apelam ao FED e ao BCE

Há 15 horas
O Brasil e a Agenda 2030: série de documentários da EXAME mostra o caminho até a COP28
ESG

O Brasil e a Agenda 2030: série de documentários da EXAME mostra o caminho até a COP28

Há um dia
Marrocos quer se tornar protagonista de produção de hidrogênio verde no norte da África
ESG

Marrocos quer se tornar protagonista de produção de hidrogênio verde no norte da África

Há 2 dias
ESG é prioridade para 95% das empresas brasileiras: como se destacar nesse setor?
ESG

ESG é prioridade para 95% das empresas brasileiras: como se destacar nesse setor?

Há 3 dias
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais