Grupo Movile firma compromisso com Pacto de Promoção da Equidade Racial

Parceria da Movile, dona de marcas como iFood, e Associação de Promoção da Equidade Racial, visa aumentar a representatividade de profissionais negros e negras em seu ecossistema
 (Movile/Divulgação)
(Movile/Divulgação)
M
Marina Filippe

Publicado em 21/09/2021 às 10:03.

Última atualização em 21/09/2021 às 22:32.

Com a intenção de aumentar a representatividade de profissionais negros e negras em seu ecossistema, a investidora de empresas de tecnologia Movile e suas marcas investidas iFood, Sympla, PlayKids, Afterverse, Zoop e MovilePay firmaram um compromisso com o Pacto de Promoção da Equidade Racial.

As melhores oportunidades podem estar nas empresas que fazem a diferença no mundo. Veja como com a EXAME Research 

Organizado pela Associação de Promoção da Equidade Racial, desenvolvida no último ano por um grupo de mais de 140 pessoas, incluindo representantes da comunidade negra, especialistas financeiros e em ESG, pesquisadores e acadêmicos, advogados, empresários, profissionais e líderes do terceiro setor, o projeto propõe que as empresas trabalhem seus ambientes internos e, consequentemente, contribuam para a transformação da realidade brasileira ao incluir de fato a população negra em posições formais de trabalho.

Além disso, há o protocolo ESG Racial, mensurado por meio do Índice ESG de Equidade Racial, que considera a desigualdade racial das organizações utilizando dados públicos da RAIS e PEA. "A representatividade e equidade racial é uma prioridade no ecossistema de empresas da Movile. Além de reafirmar um compromisso que assumimos anteriormente, a assinatura do Pacto reforça nossa expectativa em avançar além da promoção de iniciativas". diz Patrick Hruby, CEO da Movile.

As empresas buscam aumentar no curto prazo a representatividade de profissionais pretos na composição geral do quadro de funcionários da companhia que hoje representam 28% do total de funcionários e aproximadamente 10% da liderança entre gerência, diretoria e c-levels.

Equidade racial na Movile

A Movile realiza ações como programas de contratação focados em diversidade, incluindo recrutamento às cegas, tecnologia para eliminar vieses nas primeiras etapas, e treinamento dos executivos e recrutadores para a redução dos vieses.

No caso específico da frente étnico-racial, a Movile investe em programas de contratações e formação como o Tech Diversa, o MovileHack Afro e o Empretece, além de ter metas de diversidade no Mobile Dream, programa para estagiários e recém-formados. As iniciativas contemplam também LGBTIQA+, mulheres e pessoas com deficiência.

“Por estarmos inseridos no mercado de tecnologia e investimentos, ambos ainda predominantemente masculinos e brancos, criamos conteúdos e campanhas recorrentes fomentando a representatividade étnico-racial e de outros grupos minorizados nestes setores. Somado a isso, as iniciativas e o comprometimento com o Pacto de Promoção da Equidade Racial são apenas uma parte da nossa atuação que visa reforçar o nosso compromisso para além do discurso do nosso Sonho Grande em impactar a vida de 1 bilhão de pessoas, a começar por dentro de nosso ecossistema”, diz Hruby.