EXAME abre inscrições para o Melhores do ESG 2024
Maior e mais importante guia ESG do país conta com nova metodologia desenvolvida em parceria com o Ibmec. Prazo para inscrição termina em 29 de março
Redação Exame
Publicado em 21 de fevereiro de 2024 às 06h00.
Estão abertas as inscrições para o Melhores do ESG 2024, o mais importante guia ESG do Brasil. Com metodologia desenvolvida pela EXAME, em parceria com o Ibmec, uma das mais conceituadas escolas de negócios do país, a publicação destaca as empresas que mais contribuem para a evolução da sustentabilidade e para o desenvolvimento do capitalismo brasileiro.
As inscrições estarão abertas até o dia 29 de março. O processo foi simplificado, e resumido em dois questionários, um quantitativo e outro qualitativo. Para participar, a empresa deve preencher os dois formulários.
Estão elegíveis empresas que atuam no Brasil, sejam elas nacionais ou multinacionais, e que faturem um mínimo de 100 milhões de reais (as médias e pequenas empresas contam com um guia exclusivo, o Negócios em Expansão, cujas inscrições abrem em breve).
O questionário quantitativo é composto por 50 perguntas múltipla escolha, de temas gerais relacionados ao ESG e comuns a todos os setores. O questionário qualitativo traz 5 perguntas dissertativas, personalizada para cada setor. Os setores avaliados são:
- Agronegócio
- Alimentos e Bebidas
- Atacado, Varejo e Ecommerce
- Bens de Capital e Eletroeletrônicos
- Construção Civil e Imobiliário
- Energia
- Papel e Celulose
- Farmacêutico e Beleza
- Mineração
- Moda e Vestuário
- Petróleo, Gás e Químico
- Saneamento e Meio Ambiente
- Saúde e Serviços de Saúde
- Serviços Financeiros
- Siderurgia e Metalurgia
- Tecnologia e Mídia
- Telecomunicações
- Transporte, Logística e Serviços Logísticos
O maior e mais abrangente guia de sustentabilidade do Brasil
O Melhores do ESG é a evolução do tradicional Guia EXAME de Sustentabilidade, o principal guia do capitalismo consciente e da responsabilidade social do país há mais de duas décadas. A publicação foi criada em 2000, como Guia Exame de Boa Cidadania Corporativa, e foi rebatizado à medida que o tema evoluiu na sociedade.
Em 2020, a metodologia foi reformulada para dar mais ênfase aos critérios ESG, em linha com o pioneirismo da EXAME, a primeira publicação a ter uma guia de sustentabilidade e a primeira a ter uma área inteiramente dedicada ao ESG.