Esfera Brasil

Um conteúdo Esfera Brasil

Pesquisa mostra que 41% das empresas brasileiras já utilizam Inteligência Artificial

A previsão é que as companhias do país fechem 2022 com investimento total de U$ 504 milhões em Inteligência Artificial

Inteligência artificial (Getty Images/Getty Images)

Inteligência artificial (Getty Images/Getty Images)

A tecnologia é cada vez mais uma aliada para as empresas de variados setores e portes. Uma pesquisa global recente da IBM mostrou que 41% das empresas brasileiras utilizam alguma forma de Inteligência Artificial em seu dia a dia. Os dados coletados demonstram que houve um crescimento considerável na adoção da tecnologia no cenário pós-pandemia, uma vez que foram muitos os desafios causados pela Covid-19.

O estudo também destacou em quais setores as empresas mais incorporam a tecnologia. De acordo com os profissionais de TI das companhias, 44% utilizam para a detecção de segurança/ameaças; 44% para conversação; 30% para marketing e vendas e 30% das operações para automatizar os principais processos e manter o desempenho dos aplicativos, enquanto tornam a alocação de recursos mais eficiente.

O relatório da IBM diz ainda que 66% das empresas participantes indicaram que está implementando ou tem planos de utilizar IA para acelerar suas iniciativas ESG.

Uma estimativa da consultoria de tecnologia IDC prevê que as companhias brasileiras invistam um total de U$ 504 milhões (cerca de R$ 2,61 bilhões) em Inteligência Artificial no ano de 2022. O número representa um aumento de 28% em relação ao ano interior.

A Nestlé, por exemplo, tem agora uma rede 5G própria na fábrica de Caçapava, no interior de São Paulo. Graças à internet ultrarrápida, a unidade, que produz 2 milhões de unidades de KitKats por dia, pode elevar seu nível de automação em processos fabris. Um carro-robô já faz parte do transporte do produto dentro da indústria.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificial

Mais de Esfera Brasil

Dólar valorizou mais de 15% frente ao real no primeiro semestre; saiba por quê

Petrobras realiza voo no litoral do RJ com aeronave remotamente pilotada

Como a reforma tributária pode influenciar o preço dos medicamentos

MP autoriza mais R$ 2 bilhões em crédito extraordinário para recuperação do Rio Grande do Sul

Mais na Exame