Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

“Arcabouço deve ser aprovado neste semestre”, diz secretária do Planejamento

Em encontro da Esfera Brasil, Leany Lemos, que trabalha com a ministra Simone Tebet, afirmou que a proposta sinaliza o controle das despesas do Estado

Modo escuro

Leany Lemos afirmou que o arcabouço é um avanço na área fiscal do país e acredita na aprovação do texto pelo Congresso (Esfera Brasil/Divulgação)

Leany Lemos afirmou que o arcabouço é um avanço na área fiscal do país e acredita na aprovação do texto pelo Congresso (Esfera Brasil/Divulgação)

A secretária nacional de Planejamento, Leany Lemos, afirmou nesta segunda-feira, 24, que acredita que o arcabouço fiscal, apresentado pela equipe econômica do governo Lula, deve ser aprovado ainda neste semestre. “O arcabouço é uma importante sinalização de controle de despesas do Estado. É para dar credibilidade para o mercado”, disse em encontro promovido pela Esfera Brasil, em São Paulo.

De acordo com a secretária, que trabalha na equipe da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, “o avanço é no sentido de consolidar e ampliar as institucionalidades que tratam da área fiscal no Brasil. O governo está colocando limites à despesa que, dentro de um determinado cenário, aponta para um superávit primário”.

O arcabouço é um conjunto de dispositivos constitucionais e regulamentos que tem como objetivo mostrar a investidores, sociedade e agentes internacionais como o governo pretende manter sob controle as contas públicas, mas também realizar investimentos nos próximos anos.

Segundo Leany, o arcabouço vem seguido de outras medidas econômicas que trarão impacto no longo prazo, como a reforma tributária, fundos garantidores e novas regras de fomento ao crédito, “o que vai trazer uma melhoria para o ambiente de negócios e é o que o mercado espera há muito tempo”.

Veja também: Novo arcabouço fiscal: um bom começo, mas repleto de desafios

Reforma tributária pode impactar negativamente o setor de serviços; saiba como

A secretária de Planejamento também citou como avanço as recentes mudanças em normas da lei de Parcerias Público-Privada (PPPs) e concessões, que pretendem permitir que estados e municípios façam mais concessões em serviços.

Mas a proposta do novo arcabouço fiscal ainda precisa passar por aprovação do Congresso Nacional e pode sofrer alterações.

Planejamento

É responsabilidade desta gestão do Ministério do Planejamento e Orçamento cuidar do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, que estabelece as prioridades de gastos para os próximos quatro anos, os programas de governo e o acompanhamento das políticas públicas. É o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do governo federal e nele estão os objetivos, metas e indicadores.

Ela aposta em um documento elaborado com base em resultados e Key Performance Indicators (KPIs), mas também com contribuições da sociedade. O projeto de lei do PPA vai ao Congresso no fim de agosto.

Créditos

Últimas Notícias

ver mais
Incluir os excluídos nos indicadores educacionais
Esfera Brasil

Incluir os excluídos nos indicadores educacionais

Há 2 dias
Por um mundo mais digital, Nokia quer combinar IoT e inteligência artificial
Esfera Brasil

Por um mundo mais digital, Nokia quer combinar IoT e inteligência artificial

Há 3 dias
Campanha por emissão de certidões de nascimento atende mais de 100 mil pessoas
Esfera Brasil

Campanha por emissão de certidões de nascimento atende mais de 100 mil pessoas

Há 4 dias
É preciso agregar valor às commodities, diz ex-ministro da Agricultura
Esfera Brasil

É preciso agregar valor às commodities, diz ex-ministro da Agricultura

Há uma semana
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais