Ciro Gomes: candidato do PDT tenta ser alternativa à polarização
Quem é Ciro Gomes, candidato do PDT à Presidência da República
Da Redação
Publicado em 15 de maio de 2022 às 08h00.
Última atualização em 16 de agosto de 2022 às 17h02.
Nome: Ciro Ferreira Gomes
Vice: Ana Paula Matos
Partido: PDT
Idade: 64 anos
Data de nascimento: 06/11/1957
Ocupação: advogado
Grau de instrução: superior completo
Estado civil: casado
Município de nascimento: Pindamonhangaba (SP)
Resumo do candidato
Ciro Gomes (PDT) é natural de Pindamonhangaba, em São Paulo, mas foi no Ceará que construiu sua carreira política. Quando ele tinha quatro anos de idade, sua família decidiu sair da cidade paulista e se mudar para Sobral, no interior cearense, terra natal do pai de Ciro. Para estudar Direito, se mudou para a capital do estado, Fortaleza.
Logo depois de formado, disputou a primeira eleição, para deputado estadual, sendo eleito por dois mandatos. Em 1988 se candidatou a prefeito de Fortaleza, e assumiu o comando da cidade aos 31 anos de idade. Renunciou ao mandato para se candidatar a governador, e foi eleito, na época pelo PSDB.
Em 1995 assumiu o primeiro cargo federal, como ministro da Fazenda, durante o governo de Itamar Franco. O período foi marcado pela consolidação do Plano Real, que acabou com os anos de hiperinflação no Brasil. Ficou no ninho tucano até 1997, quando se filiou ao PPS (atual Cidadania), para concorrer à presidência da República pela primeira vez, mas nem chegou a ir ao segundo turno. Disputou mais uma vez em 2002, ficando em quarto lugar, com 11% dos votos válidos.
Foi ministro da Integração Nacional durante o primeiro mandato do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre 2003 e 2006. Sua gestão ficou marcada pela concepção e início das obras de um dos maiores projetos de infraestrutura da história brasileira: a transposição do Rio São Francisco, que leva água ao Sertão nordestino.
Em 2006, ele foi candidato a deputado federal pelo PSB e venceu como um dos mais votados do país.
Filiado ao PDT, se candidatou mais uma vez ao Palácio do Planalto nas eleições de 2018. Ficou em terceiro lugar, com 12% dos votos. No segundo turno, entre Jair Bolsonaro (na época filiado ao PSL) e Fernando Haddad (PT), adotou uma postura de oposição às duas candidaturas. Em entrevista recente, disse que votou no petista, apesar das duras críticas feitas ao partido.
Para a campanha de 2022, Ciro tem divulgado nos últimos anos o que chamou de Projeto Nacional de Desenvolvimento, com uma série de propostas para um possível mandato e inspiração no nacional-desenvolvimentismo. O projeto foi publicado em um livro de mesmo nome. O ex-ministro costuma figurar em terceiro lugar nas pesquisas, e tenta se aproximar dos favoritos Jair Bolsonaro e Lula para ir ao segundo turno em 2022.
Saiba mais sobre Ciro Gomes
- Quais as propostas de Ciro Gomes para a economia brasileira
- Se eleito, Ciro diz que pretende fazer reformas já no primeiro ano de mandato
- Ciro Gomes quer taxar grande fortunas
- Ciro Gomes já foi investigado por corrupção
Leia tudo sobre oscandidatos a presidente 2022e mais sobreeleições na EXAME.