Exame Logo

Zapatero diz que acelerará plano de redução do déficit na Espanha

Bruxelas - O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou hoje que seu Executivo tem a intenção de acelerar o plano de redução do déficit nacional que apresentou à Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia). Zapatero fez o anúncio na entrevista coletiva que concedeu em Bruxelas ao término da reunião de líderes […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2010 às 23h22.

Bruxelas - O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou hoje que seu Executivo tem a intenção de acelerar o plano de redução do déficit nacional que apresentou à Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia).

Zapatero fez o anúncio na entrevista coletiva que concedeu em Bruxelas ao término da reunião de líderes da zona do euro para discutir a crise financeira da Grécia e da possível difusão desta crise aos demais países do bloco.

Veja também

Na reunião, foram aprovadas várias medidas em defesa do euro e para enfrentar os ataques dos especuladores aos países da moeda única.

O chefe do Executivo espanhol expressou a intenção de acelerar o plano apresentado após ser questionado sobre a possibilidade de os países do euro adotarem medidas para cortar o déficit da Espanha.

Além disso, Zapatero antecipou que serão expressas "com a máxima especificação possível" as medidas, que têm o objetivo de reduzir o déficit para 3% em 2013.

Segundo ele, "é natural" que qualquer nova decisão sobre este assunto seja tomada no Parlamento.

No entanto, insistiu que sua redução "necessária e imprescindível" deve ser acompanhada do crescimento econômico. Para Zapatero, este não pode ser posto em risco por uma redução excessivamente rápida desse déficit.

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame