Economia

Zapatero diz que acelerará plano de redução do déficit na Espanha

Bruxelas - O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou hoje que seu Executivo tem a intenção de acelerar o plano de redução do déficit nacional que apresentou à Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia). Zapatero fez o anúncio na entrevista coletiva que concedeu em Bruxelas ao término da reunião de líderes […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2010 às 23h22.

Bruxelas - O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou hoje que seu Executivo tem a intenção de acelerar o plano de redução do déficit nacional que apresentou à Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia).

Zapatero fez o anúncio na entrevista coletiva que concedeu em Bruxelas ao término da reunião de líderes da zona do euro para discutir a crise financeira da Grécia e da possível difusão desta crise aos demais países do bloco.

Na reunião, foram aprovadas várias medidas em defesa do euro e para enfrentar os ataques dos especuladores aos países da moeda única.

O chefe do Executivo espanhol expressou a intenção de acelerar o plano apresentado após ser questionado sobre a possibilidade de os países do euro adotarem medidas para cortar o déficit da Espanha.

Além disso, Zapatero antecipou que serão expressas "com a máxima especificação possível" as medidas, que têm o objetivo de reduzir o déficit para 3% em 2013.

Segundo ele, "é natural" que qualquer nova decisão sobre este assunto seja tomada no Parlamento.

No entanto, insistiu que sua redução "necessária e imprescindível" deve ser acompanhada do crescimento econômico. Para Zapatero, este não pode ser posto em risco por uma redução excessivamente rápida desse déficit.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasEspanhaEuropaPiigsUnião Europeia

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado leva projeção do IPCA de 2024 pela 7ª semana consecutiva

Em 4 anos, rotas de integração vão ligar Brasil à Ásia, prevê Tebet

Anatel poderá retirar do ar sites de e-commerce por venda de celulares irregulares

Carteira assinada avança, e número de trabalhadores por conta própria com CNPJ recua

Mais na Exame