Economia

Waldery Rodrigues é exonerado de cargo no Ministério da Economia

Assessor especial de Relações Institucionais deixou o cargo de número 2 do ministério em abril, quando foi substituído pelo então secretário do Tesouro, Bruno Funchal

O secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues. (Amanda Perobelli/Reuters)

O secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues. (Amanda Perobelli/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de agosto de 2021 às 19h22.

Última atualização em 3 de agosto de 2021 às 19h37.

Waldery Rodrigues, que foi secretário Especial de Fazenda e atualmente exercia a função de assessor especial de Relações Institucionais do Ministério da Economia, foi exonerado do cargo.

Portaria publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União com a exoneração afirma que o ato foi a pedido. Waldery é funcionário de carreira do Senado.

Ele deixou o cargo de número 2 do Ministério da Economia em abril, quando foi substituído pelo então secretário do Tesouro, Bruno Funchal, por decisão do ministro Paulo Guedes, em meio a desgastes nas negociações em torno do Orçamento do ano com o Congresso.

Sua permanência no governo já havia sido posta em dúvida em setembro do ano passado, quando o presidente Jair Bolsonaro disse que daria um "cartão vermelho" a quem propusesse medidas que envolvessem tirar "dinheiro dos pobres para dar a paupérrimos".

Na ocasião, Waldery tinha defendido publicamente medidas como a desindexação das aposentadorias do salário-mínimo para financiar um programa social do governo que substituiria o Bolsa Família.

Acompanhe tudo sobre:Governo BolsonaroMinistério da EconomiaPaulo Guedes

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto