Economia

Vendas no varejo da China sobem 14,7% durante feriado

Ritmo de alta das vendas, porém, foi menor do que o registrado durante o mesmo feriado de 2012, quando houve crescimento anual de 16,2%

Ano Novo Lunar é o maior festival do ano na China e milhares de pessoas viajam pelo país para celebrar o momento com a família, o que resulta em aumento de gastos com consumo (Getty Images)

Ano Novo Lunar é o maior festival do ano na China e milhares de pessoas viajam pelo país para celebrar o momento com a família, o que resulta em aumento de gastos com consumo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2013 às 11h13.

São Paulo - As vendas no varejo da China aumentaram 14,7%, para 539 bilhões de yuans (US$ 86,5 bilhões) durante a semana de feriado para celebração do Ano Novo Lunar, em comparação com o mesmo período de 2012. O ministério do Comércio informou que as vendas entre 9 e 15 de fevereiro foram puxadas por joias, roupas e alimentos.

O ritmo de alta das vendas, porém, foi menor do que o registrado durante o mesmo feriado de 2012, quando houve crescimento anual de 16,2%. O Ano Novo Lunar é o maior festival do ano na China e milhares de pessoas viajam pelo país para celebrar o momento com a família, o que resulta em aumento de gastos com consumo.

Os dados surgem enquanto a economia chinesa começa a dar sinais de retomada da força. O Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 7,9% no quarto trimestre do ano passado, uma aceleração em relação ao avanço registrado no terceiro trimestre - dando fim a sete trimestres seguidos de enfraquecimento da expansão. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaComércioComércio exteriorVarejo

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Mais na Exame