Economia

Vendas de imóveis novos sobem 86,2% em agosto em São Paulo

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, o avanço foi de 45,8% em relação ao mesmo período de 2012


	Imóveis em São Paulo: expressivo avanço foi atribuído pelo presidente do Secovi-SP à ampliação do acesso ao crédito, à elevação da renda média e à queda do desemprego em agosto
 (Germano Lüders/EXAME)

Imóveis em São Paulo: expressivo avanço foi atribuído pelo presidente do Secovi-SP à ampliação do acesso ao crédito, à elevação da renda média e à queda do desemprego em agosto (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2013 às 08h31.

São Paulo - O número de imóveis residenciais novos vendidos na cidade de São Paulo subiu 86,2 por cento em agosto, para 3.464 unidades, no melhor resultado para o mês dos últimos quatro anos, informou o sindicato da habitação paulista, Secovi, nesta quarta-feira.

Na base sequencial, as vendas novas subiram 106,9 por cento sobre o mês anterior. Já no acumulado dos oito primeiros meses do ano, o avanço foi de 45,8 por cento em relação ao mesmo período de 2012, para 22.638 unidades.

O expressivo avanço veio após a queda de 0,9 por cento em julho, também no ano a ano, e foi atribuído pelo presidente do Secovi-SP à ampliação do acesso ao crédito, à elevação da renda média e à queda do desemprego em agosto.

Em nota, Claudio Bernardes também mencionou os "lançamentos de produtos que atendem à demanda por novas moradias e com valores que cabem no bolso do consumidor".

Segundo o Secovi-SP, os números refletem a superação pelas empresas do "momento de ajuste detectado nos últimos dois anos".

O movimento se dá num momento em que as construtoras estão se esforçando para reduzir o grande volume de estoques de imóveis. No primeiro semestre, enquanto os lançamentos subiram 51 por cento, as vendas aumentaram 46 por cento.


Entre janeiro e agosto, o Valor Geral de Vendas (VGV), que apura o volume negociado na venda dos imóveis residenciais novos, cresceu 53,6 por cento, a 13,2 bilhões de reais. Considerando apenas o último mês, houve aumento de 47 por cento sobre agosto de 2012, para 1,55 bilhão de reais.

O indicador de Vendas Sobre Ofertas (VSO) também subiu, atingindo 67,4 por cento nos 12 meses encerrados em agosto, ante 65,5 por cento em julho.

Lançamentos

Segundo dados da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudo de Patrimônio) também divulgados nesta quarta pelo Secovi, os lançamentos na cidade de São Paulo somaram 2.875 unidades em agosto, avançando 38,4 por cento sobre o mesmo mês do ano passado e 104,9 por cento em relação a julho.

Do início do ano até agosto, foram lançados 18.261 imóveis residenciais na capital paulista, alta de 39,1 por cento sobre igual etapa de 2012.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasImóveisMetrópoles globaissao-pauloVendas

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega