Economia

Venda de carros tem melhor abril da história

Só no mês foram vendidas 333,7 mil unidades, alta de 17,5% em relação a março e de 29,4% ante o mesmo mês do ano passado


	Para maio, a indústria espera vendas diárias similares às de abril - de 15.172 unidades, incluindo caminhões e ônibus -, mas o mês terá um dia útil a menos 
 (Fabiano Accorsi / EXAME)

Para maio, a indústria espera vendas diárias similares às de abril - de 15.172 unidades, incluindo caminhões e ônibus -, mas o mês terá um dia útil a menos (Fabiano Accorsi / EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de maio de 2013 às 09h04.

São Paulo - A indústria automobilística, ao contrário de outros segmentos do comércio, encerra o primeiro quadrimestre com vendas recordes para o período, de 1,164 milhão de veículos, 8,1% a mais em comparação com o mesmo período de 2012.

Só em abril foram vendidas 333,7 mil unidades, alta de 17,5% em relação a março e de 29,4% ante o mesmo mês do ano passado.

Foi o melhor abril da história e o melhor mês em vendas neste ano. Para maio, a indústria espera vendas diárias similares às de abril - de 15.172 unidades, incluindo caminhões e ônibus -, mas o mês terá um dia útil a menos (21 dias).

Somente em automóveis e comerciais leves, as vendas em abril somaram 317 mil unidades e, no ano, 1,105 milhão, 8,6% a mais que nos quatro meses de 2012.

No fim de março, o governo anunciou a manutenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para automóveis até dezembro.

A medida evita corrida às lojas, já que estavam previstas mais duas altas do imposto, em abril e julho, quando a alíquota voltaria aos índices de antes da redução anunciada em maio de 2012.

Com a manutenção, analistas previam desaceleração nos negócios, o que acabou não ocorrendo em abril.


"O setor segue com promoções, há novos produtos chegando ao mercado, mas acho que não vai continuar nesse mesmo ritmo daqui para a frente", diz Alessandra Ribeiro, da Tendências Consultoria.

Feirão

Mesmo com o bom desempenho de abril, as montadoras seguem com promoções. A General Motors realiza feirão na fábrica de São Caetano do Sul (SP) de hoje até domingo.

É a primeira vez que a fábrica ficará aberta ao público durante três dias com ofertas como juro zero, financiamentos em até 60 meses e descontos especiais.

Em abril, o Volkswagen Gol manteve-se como modelo mais vendido no País, com 21,5 mil unidades. O Fiat Uno teve 17,3 mil unidades vendidas, seguido pelo Palio, com 16,3 mil.

O Hyundai HB20 continua surpreendendo e segue como o quarto carro mais vendido, com 12,1 mil unidades. Em quinto lugar, está o Volkswagen Fox, com 11,9 mil unidades.

No ranking do ano, a Fiat segue como líder em automóveis e comerciais leves, com 22,5% de participação nas vendas. Na sequência estão Volkswagen (19,5%), GM (17,7%), Ford (8,9%), Hyundai (5,8%) e Renault (5,8%). A marca coreana tem 648 carros à frente da francesa.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosIndústriaIndústrias em geralVeículosVendas

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor