Economia

Vaca louca não afetará importação de carne pelo Japão

O Departamento de Agricultura dos EUA confirmou o quarto caso da doença de vaca louca nesta terça-feira, o primeiro desde 2006

Tóquio proibiu as importações de carne dos Estados Unidos e Canadá em 2003, após a confirmação da doença; mas, o governo japonês retirou a proibição dois anos depois (Alain Julien/AFP)

Tóquio proibiu as importações de carne dos Estados Unidos e Canadá em 2003, após a confirmação da doença; mas, o governo japonês retirou a proibição dois anos depois (Alain Julien/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2012 às 06h48.

Um novo caso da doença conhecida como "vaca louca" nos EUA não deve afetar a decisão do Japão sobre a possibilidade de aliviar as restrições à importação de bovinos dos Estados Unidos, disse nesta quarta-feira o secretário chefe de gabinete, Osamu Fujimura, entrevistado pela agência Kyodo.

Fujimura, o principal porta-voz do governo, afirmou que o Japão acredita que não haja necessidade de tomar novas medidas contra a importação de carne dos EUA, uma vez que a vaca infectada com encefalopatia espongiforme bovina, na Califórnia, tinha mais de 30 meses.

O Japão tem considerado relaxar as restrições que atualmente só permitem a importação de bovinos do EUA com até 20 meses de vida para até 30 meses. O Departamento de Agricultura dos EUA confirmou o quarto caso da doença de vaca louca nesta terça-feira, o primeiro desde 2006.

Tóquio proibiu as importações de carne dos Estados Unidos e Canadá em 2003, após a confirmação da doença. Entretanto, o governo japonês retirou a proibição em dezembro de 2005, mas impôs condições que incluem o limite para importação de bovinos com até 20 meses de vida.

Após este caso de vaca louca na Califórnia, dois grandes varejistas sul-coreanos suspenderam nesta quarta-feira as vendas de carnes dos EUA. Lotte Mart disse que as vendas tinham sido interrompidas em suas 95 lojas devido às "preocupações dos consumidores." A Home Plus, unidade local da Tesco do Reino Unido, tomou medidas semelhantes.

De acordo com um pacto bilateral, Seul só importa bovinos dos EUA com idade inferior a 30 meses.

A Coreia do Sul importou 107 mil toneladas de carne bovina dos EUA no ano passado, 37% do total das importações da carne, de acordo com o Ministério da Agricultura do país asiático. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComércioComércio exteriorEstados Unidos (EUA)ImportaçõesIndústriaJapãoPaíses ricos

Mais de Economia

Pacheco afirma que corte de gastos será discutido logo após Reforma Tributária

Haddad: reação do governo aos comentários do CEO global do Carrefour é “justificada”

Contas externas têm saldo negativo de US$ 5,88 bilhões em outubro

Mais energia nuclear para garantir a transição energética