Economia

"TV Brasil Internacional" inicia transmissões na África

Brasília - A "TV Brasil Internacional", braço da "TV Brasil" no exterior, iniciou hoje suas transmissões na África, continente escolhido para começar a internacionalização de sua programação. A primeira transmissão foi justamente a de uma cerimônia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na qual ele proferiu o anúncio oficial de inauguração da "TV […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2010 às 17h29.

Brasília - A "TV Brasil Internacional", braço da "TV Brasil" no exterior, iniciou hoje suas transmissões na África, continente escolhido para começar a internacionalização de sua programação.

A primeira transmissão foi justamente a de uma cerimônia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na qual ele proferiu o anúncio oficial de inauguração da "TV Brasil Internacional" em 49 países africanos.

"É a realização de um sonho", declarou Lula, ressaltando a "dívida" que o Brasil e o mundo têm com a África. Para ele, essa dívida "não pode ser paga com dinheiro", mas "com solidariedade" e ajuda ao desenvolvimento.

Lula defendeu a televisão pública em resposta a alguns críticos que advertiram sobre um possível uso dela para fins de propaganda do Governo, não só no âmbito local mas agora internacional.

"Não é uma televisão para falar bem de Lula, mas para falar bem do Brasil", afirmou o governante. Segundo ele, assim como a empresa privada, o setor público brasileiro "também sabe fazer uma produção de qualidade".

Tereza Cruvinel, presidente da estatal Empresa Brasil de Comunicação (EBC) - que controla a "TV Brasil" -, anunciou que, após a primeira fase da expansão iniciada na África, a emissora "chegará em breve a toda a América Latina e, em curto prazo, aos Estados Unidos".

Cruvinel lembrou que há mais de 3 milhões de brasileiros que vivem no exterior. Com essa iniciativa, eles terão acesso a uma nova alternativa de televisão produzida em seu país de origem.

A programação da "TV Brasil Internacional", transmitida totalmente em português, será praticamente a mesma que pode ser vista na versão local, cujo ênfase são espaços de debate, informações e cultura

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaAmérica LatinaDados de BrasilTelecomunicaçõesTelevisãoTV

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor