Economia

Turismo cresceu 6% em 2013 e criou 266 milhões de empregos

Ao todo, o setor contribuiu em 7 trilhões de dólares para o PIB mundial de 2013, contra 6,6 trilhões de dólares em 2012


	Escritório de Turismo de Biarritz, na França: setor foi responsável por um de cada 11 empregos oferecidos no mundo
 (Gaizka Iroz/AFP)

Escritório de Turismo de Biarritz, na França: setor foi responsável por um de cada 11 empregos oferecidos no mundo (Gaizka Iroz/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2014 às 22h13.

Paris - A indústria do turismo teve um crescimento de 6% em 2013 e empregou 266 milhões de pessoas, seis milhões a mais que no ano anterior, segundo estimativa feita pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) publicada nesta quarta-feira.

Ao todo, o setor contribuiu em 7 trilhões de dólares para o PIB mundial de 2013, contra 6,6 trilhões de dólares em 2012. Além disso, foi responsável por um de cada 11 empregos oferecidos no mundo.

"A contribuição do setor de viagens e turismo para a economia mundial cresceu pelo quarto ano consecutivo em 2013", comentou o presidente do WTTC, David Scowsill.

"O crescimento da demanda vinda de países emergentes (...) deverá manter o mesmo ritmo, uma vez que as classes médias estão a todo vapor, especialmente na Ásia e na América Latina, e querem, mais do que nunca, expandir suas fronteiras", prevê a organização.

Para 2014, o WTTC trabalha com um crescimento de 4,3% do setor. Mas para manter o ritmo, o órgão convida os governos a afrouxarem as políticas de concessão de vistos e a "lançarem mão de políticas fiscais mais inteligentes e menos punitivas".

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o número de turistas aumentou 5% em 2013 - 1,1 bilhão de pessoas - ressaltando que o turismo foi "um dos raros setores que trouxeram boas novas a inúmeras economias".

Para 2014, a OMT prevê um crescimento de 4 a 4,5% no número de turistas.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEmpregosTurismo

Mais de Economia

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Mais na Exame