Economia

Trichet: compra da dívida pública europeia pelo BCE já começou

Basileia, Suíça - A compra de obrigações de Estado europeias por parte do Banco Central Europeu, decididas como parte de medidas excepcionais para tranquilizar os mercados, teve início "esta manhã", disse nesta segunda-feira o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet. O titular do BCE ressaltou que a instituição continuava sendo "totalmente independente" e não sofreu "pressão" […]

Titular do BCE ressaltou que a instituição continuava sendo totalmente independente e não sofreu pressões (.)

Titular do BCE ressaltou que a instituição continuava sendo totalmente independente e não sofreu pressões (.)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de maio de 2010 às 18h15.

Basileia, Suíça - A compra de obrigações de Estado europeias por parte do Banco Central Europeu, decididas como parte de medidas excepcionais para tranquilizar os mercados, teve início "esta manhã", disse nesta segunda-feira o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet.

O titular do BCE ressaltou que a instituição continuava sendo "totalmente independente" e não sofreu "pressão" para lançar medidas excepcionais destinadas a tranquilizar os mercados, indicou Trichet em uma entrevista coletiva à imprensa concedida em Basileia, na sede do Banco de Pagamentos Internacionais.

Além disso, o porta-voz do grupo dos principais bancos centrais indicou que a recuperação econômica mundial não apenas está "confirmada", como também em "aceleração".

"Um certo número de observações, em particular nos países emergentes, demonstram que as estatísticas são melhores que o previsto", destacou Trichet durante uma entrevista coletiva na Basileia, na sede do Banco de Pagamentos Internacionais.

No entanto, apesar dos sinais positivos de crescimento, Trichet advertiu que permanece "prudente" a respeito da evolução do crescimento econômico mundial.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralDívida públicaEuropaMercado financeiroUnião Europeia

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor