Economia

Top-5 do Focus reduz projeção para Selic a 7,5% ao fim de 2018

Para 2017, as previsões do Top-5 seguiram inalteradas, a 7,75%

BC: no agregado, no entanto, os analistas mantiveram a previsão de que a Selic encerre a 8% este e o próximo ano (Ueslei Marcelino/Reuters)

BC: no agregado, no entanto, os analistas mantiveram a previsão de que a Selic encerre a 8% este e o próximo ano (Ueslei Marcelino/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 24 de julho de 2017 às 09h18.

São Paulo - Os economistas consultados pelo relatório Focus, do Banco Central, e que integram o grupo Top-5, portanto os que mais acertam as projeções, reduziram a expectativa para a taxa básica de juros para o fim de 2018 a 7,50 por cento, ante previsão anterior de 7,75 por cento, na mediana das projeções, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira.

Para 2017, as previsões do Top-5 seguiram inalteradas, a 7,75 por cento.

No agregado, no entanto, os analistas mantiveram a previsão de que a Selic encerre a 8 por cento este e o próximo ano, mesmo patamar observado na leitura passada.

Os economistas também elevaram levemente a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Eles estimam que a inflação deve encerrar o ano a 3,33 por cento, ante previsão de 3,29 por cento. Na semana passada, o governo Michel Temer anunciou aumento das alíquotas de PIS/Cofins sobre os combustíveís, o que, na avaliação de analistas, deve trazer algum impacto para a inflação.

A previsão para a inflação medida pelo IPCA em 2018 foi mantida em 4,20 por cento.

Para a atividade econômica, os economistas mantiveram a previsão para crescimento deste ano a 0,34 por cento. Para 2018, a previsão seguiu em 2 por cento.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralBoletim FocusIPCAJurosSelic

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Mais na Exame