Economia

The Economist explica porque brasileiros estão tão felizes

Revista tenta entender porque os brasileiros seguem otimistas mesmo com crescimento baixo


	Em 2012, apesar das projeções mais elevadas, o PIB brasileiro cresceu 0,9%
 (REUTERS/Bruno Domingos)

Em 2012, apesar das projeções mais elevadas, o PIB brasileiro cresceu 0,9% (REUTERS/Bruno Domingos)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2013 às 11h17.

São Paulo – Em sua sessão “Economist explica”, a revista inglesa tenta entender porque os brasileiros seguem tão felizes enquanto o país não está crescendo muito. A explicação encontrada pela Economist está na distribuição de renda. 

Segundo a Economist, o nível baixo de desemprego, associado a aumentos salariais e à retirada de muitos brasileiros da miséria resulta em queda da desigualdade e uma classe média crescente. Nesse cenário, há desconexão entre o crescimento do PIB e a real experiência da maioria dos brasileiros. 

A desconexão, no entanto, não significa que o crescimento da economia do país não tenha importância. A revista afirma que o Brasil segue sendo um país de muitas desigualdades, com educação e infraestrutura precárias e muita burocracia – e um PIB per capita ainda baixo para os padrões dos países ricos. 

No final desse mês será divulgado o PIB do primeiro trimestre de 2013. Em 2012, apesar das projeções mais elevadas, o PIB brasileiro cresceu 0,9%. Por enquanto, o mercado mantém a projeção de que, em 2013, a economia brasileira irá crescer 3,0%, segundo o Boletim Focus divulgado nessa semana

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoeconomia-brasileiraEmpresasThe Economist

Mais de Economia

Em 2024, 75% dos empregos com carteira assinada foram ocupados por beneficiários do Bolsa Família

Alívio no curto prazo não reduz risco fiscal à frente

Banco Central tem lucro de R$ 270,9 bi em 2024; parte do valor será repassado ao Tesouro Nacional

Contas públicas do governo têm superávit de R$ 84,9 bilhões em janeiro