Economia

Tesouro dos EUA anuncia sanções econômicas a produtores de aço do Irã

Segundo o Departamento de Controle de Ativos Estrangeiros, bancos americanos ficam proibidos de realizar transações com as companhias

EUA: "Dentre as empresas iranianas que sofrerão as punições, estão as siderúrgicas Pasargad Steel Complex e Companhia Holding de Desenvolvimento de Indústrias Minerais e Minas do Oriente Médio" (Ali Mohammadi/Bloomberg/Getty Images)

EUA: "Dentre as empresas iranianas que sofrerão as punições, estão as siderúrgicas Pasargad Steel Complex e Companhia Holding de Desenvolvimento de Indústrias Minerais e Minas do Oriente Médio" (Ali Mohammadi/Bloomberg/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 5 de janeiro de 2021 às 15h20.

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou sanções econômicas a produtores de aço e de outros metais do Irã, além da empresa chinesa Kaifeng Pingmei New Carbon Materials Technology, que fornece eletrodos de grafite ao país persa.

"O setor de metais iraniano é uma importante fonte de receita para o regime iraniano, gerando riqueza para seus líderes corruptos e financiando uma série de atividades nefastas", diz o órgão em um comunicado.

Segundo o Departamento de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro, bancos americanos ficam proibidos de realizar transações com as companhias.

"Além disso, qualquer instituição financeira estrangeira que intencionalmente conduza ou facilite uma transação significativa para ou em nome das pessoas designadas pelo OFAC hoje pode estar sujeita a sanções correspondentes nos EUA", diz a nota. Os ativos dessas empresas que estão nos EUA serão bloqueados.

Dentre as empresas iranianas que sofrerão as punições, estão as siderúrgicas Pasargad Steel Complex e Companhia Holding de Desenvolvimento de Indústrias Minerais e Minas do Oriente Médio (MIDHCO).

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Comércio exteriorOriente MédioSanções

Mais de Economia

Preço médio das passagens aéreas cai 20% em novembro

Inflação deve fechar 2025 na meta, mas núcleo de serviços deve pressionar

Produção da indústria brasileira fica estagnada em novembro

EUA, percepção fiscal e 2027: os riscos para a economia brasileira em 2026