Economia

Tesouro anuncia recompra de títulos da dívida externa

Governo fará leilão para readquirir papéis em dólares e euros

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h11.

O Tesouro Nacional anunciou nesta segunda-feira (5/6) a recompra de títulos da dívida externa denominados em dólares e euros, a ser realizada em leilão entre hoje e a próxima quinta-feira (8/6). De acordo com comunicado emitido pelo Tesouro, a operação tem como objetivo melhorar o perfil da dívida.
 
O resultado do leilão será anunciado no dia 9 de junho. As tentativas de reduzir o endividamento e alongar os prazos dos títulos em poder do mercado já haviam feito o Tesouro anunciar, em fevereiro, um plano de resgate dos títulos Bradies que ainda estavam no mercado, em um total de 6,64 bilhões de dólares. Os papéis haviam sido emitidos em 1994 como forma de refinanciamento da dívida externa do país e venciam em 2012.
 
De acordo com o último relatório divulgado pelo Tesouro, os resgates de títulos em abril somaram 47 bilhões de reais. Já as emissões totalizaram 20,3 bilhões de reais. O estoque total da dívida pública mobiliária federal interna ficou em 1,002 trilhão no mês, com prazo médio de 29,6 meses. Em dezembro de 2005, esse prazo era de 27,3 meses.
Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Copom: mercado espera alta de 0,25 ponto percentual da Selic, mas diverge sobre tamanho do ciclo

MDIC quer ampliar Programa Reintegra a partir de 2025, diz Alckmin

Selic deve subir 0,25 ponto percentual e tamanho do ciclo depende dos EUA, diz economista da ARX

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia