Economia

TCU critica ANTT por descumprir obrigações na Transnordestina

A obrigação da ANTT não se limitaria apenas a acompanhar o contrato, mas também a regulamentar o regime de receitas e despesas da concessão

Transnordestina: os ministros determinaram que a ANTT encaminhe, no prazo de 30 dias, um plano de ação (Ueslei Marcelino/Reuters)

Transnordestina: os ministros determinaram que a ANTT encaminhe, no prazo de 30 dias, um plano de ação (Ueslei Marcelino/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 5 de julho de 2017 às 19h22.

Brasília - Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) afirmaram nessa quarta-feira que há gravíssimos riscos à gestão do contrato de concessão da Ferrovia Nova Transnordestina (FTN), e criticaram a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) por não ter cumprido com as suas obrigações.

Segundo o ministro Walton Alencar Rodrigues, relator do processo de auditoria operacional que avalia a estrutura de governança da construção da ferrovia, a obrigação da ANTT não se limitaria apenas a acompanhar o contrato, mas também a regulamentar inteiramente o regime de receitas e despesas da concessão, além de verificar todos os saldos existentes de aplicação dos recursos.

"Não há nenhuma transparência em relação a essa questão", argumentou o relator.

No plenário, os ministros determinaram que a ANTT encaminhe, no prazo de 30 dias, um plano de ação contendo cronograma com atividades detalhadas. Também requisitaram que a agência apresente, em até 120 dias, um levantamento de todos os desembolsos já realizados pela concessionária para a construção da ferrovia Transnordestina.

Outra determinação à ANTT é que, caso decida repactuar o cronograma de obras para a construção da ferrovia, encaminhe dentro de 30 dias ao TCU um plano de ação que contenha cronograma e atividades detalhadas.

O Tribunal também decidiu recomendar à Casa Civil da Presidência da República e ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, que coordenem o compartilhamento de informações produzidas pelas diferentes instituições públicas envolvidas no empreendimento.

Acompanhe tudo sobre:ANTTConcessõesFerroviasTCU

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor