Economia

Taxa de desemprego dos EUA sobe a 3,7% criando 339 mil empregos em maio

O resultado veio acima da mediana das expectativas dos analistas consultados pelo Projeções Broadcast, de 200 mi

á a taxa de desemprego subiu de 3,5% em abril para 3,7% em maio, ante projeção de queda a 3,4% dos analistas (getty images/Reprodução)

á a taxa de desemprego subiu de 3,5% em abril para 3,7% em maio, ante projeção de queda a 3,4% dos analistas (getty images/Reprodução)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 2 de junho de 2023 às 10h52.

Última atualização em 2 de junho de 2023 às 10h52.

A economia dos Estados Unidos gerou 339 mil empregos em maio, informou nesta sexta-feira, 2, o Departamento do Trabalho, em publicação do relatório de empregos (payroll) do mês passado.

O resultado veio acima da mediana das expectativas dos analistas consultados pelo Projeções Broadcast, de 200 mil. Já a taxa de desemprego subiu de 3,5% em abril para 3,7% em maio, ante projeção de queda a 3,4% dos analistas.

O salário médio por hora teve crescimento de 0,3% em maio, na comparação com abril, em linha com a projeção de analistas. Já na comparação anual, o crescimento foi de alta de 4,3%, ante previsão de alta de 4,4%. A taxa de participação da força de trabalho permaneceu a 62,6% em maio ante abril.

O Departamento do Trabalho ainda revisou a criação de empregos em meses anteriores. Em abril, o número foi revisado de 253 mil a 294 mil vagas geradas, enquanto em março, ele mudou de 165 mil a 217 mil.

Expectativa para o payroll

O relatório do payroll, considerado por muitos como o principal indicador da economia americana, era esperado com grande expectativa. A previsão é de que tinham sido criados 180.000 empregos urbanos em maio nos Estados Unidos, porém o número veio muito maior.

James Knightley, economista-chefe internacional do banco ING, destacou que as vagas de emprego continuariam incrivelmente altas e são de fato maiores do que o número total de americanos que se consideram desempregados.

Acompanhe tudo sobre:DesempregoEstados Unidos (EUA)Taxaseconomia-internacional

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor