Economia

Taiwan quer assinar acordo comercial com a China em junho

Taipé, Taiwan - O ministro da Economia taiuanês, Shih Yen-shiang, disse hoje diante do Parlamento que o acordo marco de cooperação econômica (AMCE) com a China será assinado em junho, enquanto a oposição recolhe assinaturas para um plebiscito contra si. O primeiro-ministro taiuanês, Wu Deem-yih, assinalou em um encontro com a imprensa que a empresa […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2010 às 09h35.

Taipé, Taiwan - O ministro da Economia taiuanês, Shih Yen-shiang, disse hoje diante do Parlamento que o acordo marco de cooperação econômica (AMCE) com a China será assinado em junho, enquanto a oposição recolhe assinaturas para um plebiscito contra si.

O primeiro-ministro taiuanês, Wu Deem-yih, assinalou em um encontro com a imprensa que a empresa do AMCE está prevista para a primeira metade de junho, se não ocorrem imprevistos.

Enquanto isso, o Governo deu sinal verde hoje à opositora União Solidariedade de Taiwan para que colete 700 mil assinaturas necessárias para convocar um plebiscito contra do acordo comercial com a China.

Após um debate em 25 de abril entre o presidente Ma Ying-jeou e a máxima dirigente opositora Tsai Ing-wen, presidente do Partido Democrata Progressista (PDP), o apoio nas pesquisas ao AMCE superou 50%.

O Governo ilhéu ressalta que a assinatura do acordo comercial com a China é necessária para impedir a marginalização econômica do Taiwan no mercado chinês, enquanto a oposição o considera um estratagema política chinesa para fazer à ilha mais dependente.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaComércioComércio exterior

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor