Economia

S&P rebaixa rating da Colômbia de BBB para BBB-

De acordo com a agência, a economia colombiana continua a sofrer os efeitos negativos dos menores preços das commodities

S&P: a S&P optou por cortar a nota soberana da Colômbia (Stan Honda/AFP)

S&P: a S&P optou por cortar a nota soberana da Colômbia (Stan Honda/AFP)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 11 de dezembro de 2017 às 21h38.

São Paulo - A agência de classificação de risco S&P Global rebaixou o rating de longo prazo e em moeda estrangeira da Colômbia de BBB para BBB-, com perspectiva estável.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, a S&P comenta que a combinação de um crescimento mais fraco que o esperado neste ano e uma dependência parcial das receitas únicas deste ano para compensar o baixo desempenho da reforma fiscal de 2016 "demonstram a dificuldade de reduzir o déficit público para cumprir a regra fiscal".

De acordo com a agência, a economia colombiana continua a sofrer os efeitos negativos dos menores preços das commodities, que, por sua vez, refletem o alto nível da dívida externa.

"No meio de perfis fiscais e externos enfraquecidos que geram menor flexibilidade política", a S&P optou por cortar a nota soberana da Colômbia.

Já a perspectiva estável reflete a expectativa da agência de que "as instituições políticas estabelecidas na Colômbia e os registros das políticas econômicas pró-crescimento contribuam para a estabilidade na economia e para a continuidade após a eleição de 2018".

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaStandard & Poor's

Mais de Economia

FMI espera que economia argentina 'comece a crescer' no segundo semestre

Será que é certo o Estado taxar as remessas postais internacionais?

Ações da Caixa no RS já somam impacto de R$ 66,8 bi na carteira, diz presidente do banco

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 2,5%; expectativa para inflação também sobe, para 3,7%

Mais na Exame