Economia

S&P rebaixa nota de crédito da Turquia para grau ainda mais especulativo

Agência reduziu rating em um nível, para B+ ante BB-, e manteve perspectiva estável, em decisão tomada após a perda de 40 por cento do valor da lira

Turquia: crise cambial foi precipitada por desconfianças de investidores sobre influência do presidente Tayyip Erdogan sobre política monetária (Uriel Sinai/Getty Images)

Turquia: crise cambial foi precipitada por desconfianças de investidores sobre influência do presidente Tayyip Erdogan sobre política monetária (Uriel Sinai/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 17 de agosto de 2018 às 18h16.

Istambul - A Standard & Poor's disse nesta sexta-feira que cortou a nota de crédito soberano da Turquia para grau especulativo, citando a extrema volatilidade da lira e prevendo uma recessão no próximo ano, aumentando os problemas do país que lida com uma crise cambial.

A agência de rating reduziu o rating em um nível, para B+ ante BB-, e manteve a perspectiva estável para a Turquia, em uma decisão tomada depois que a lira perdeu 40 por cento de seu valor contra o dólar este ano.

"O rebaixamento reflete nossa expectativa de que a volatilidade da lira turca e o duro ajuste do balanço de pagamentos previsto vão enfraquecer a economia da Turquia. Prevemos uma recessão no ano que vem", disse a S&P.

A agência também estima que a inflação vai atingir o pico a 22 por cento nos próximos quatro meses e disse que o enfraquecimento da lira estava colocando pressão sobre o endividado setor corporativo. A desvalorização também aumentou consideravelmente o risco de financiamento para os bancos da Turquia.

"Apesar de riscos econômicos mais altos, nós acreditamos que a resposta política das autoridades monetária e fiscal da Turquia tem sido limitada até agora", disse o comunicado.

A crise cambial foi precipitada por desconfianças de investidores sobre a influência do presidente Tayyip Erdogan sobre a política monetária e alimentado pela disputa cada vez maior entre a Turquia e os Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:TurquiaAgências de ratingStandard & Poor'sRating

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro