Economia

SP puxa recuo do emprego industrial no país

Na região, houve taxas negativas em 14 dos 18 setores investigados

Cidade: São Paulo teve o maior impacto sobre o total nacional por ser o mais importante parque industrial do país (Germano Lüders/EXAME)

Cidade: São Paulo teve o maior impacto sobre o total nacional por ser o mais importante parque industrial do país (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2012 às 10h35.

São Paulo - O recuo de 3,2% no emprego industrial em São Paulo puxou a queda de 1,7% nos postos de trabalho na indústria do país em maio, em relação ao mesmo período do ano passado, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Houve redução nas vagas em 12 dos 14 locais pesquisados, mas São Paulo teve o maior impacto sobre o total nacional por ser o mais importante parque industrial do país. Na região, houve taxas negativas em 14 dos 18 setores investigados, com destaque para a redução do pessoal ocupado nas indústrias de produtos de metal (-12,6%), metalurgia básica (-20,1%), máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-8,7%), têxtil (-8,5%), papel e gráfica (-6,8%), meios de transporte (-3,6%), vestuário (-7,6%) e outros produtos da indústria de transformação (-5,7%).

Outros resultados negativos ocorreram na Região Nordeste (-2,6%) Rio Grande do Sul (-2,3%), Santa Catarina (-1,4%), Ceará (-3 2%) e Bahia (-3,4%). As contribuições positivas foram registradas no Paraná (2,2%) e Minas Gerais (0,3%).

Entre as atividades, ainda ante o mesmo período de 2011, o emprego recuou em 12 dos 18 ramos industriais pesquisados em maio, com destaque para as perdas de vestuário (-8,7%), calçados e couro (-6,1%), produtos de metal (-4,3%), têxtil (-5,7%), papel e gráfica (-4,6%), outros produtos da indústria de transformação (-3,8%), madeira (-7,7%), metalurgia básica (-4 8%) e borracha e plástico (-3,0%).

Os principais impactos positivos foram observados em alimentos e bebidas (3,0%), máquinas e equipamentos (2,0%) e indústrias extrativas (3,4%).

No acumulado do ano, o emprego na indústria teve queda de -1,1%, com taxas negativas em nove dos 14 locais pesquisados e perdas em 11 dos 18 setores. São Paulo (-3,2%) voltou a apontar o principal impacto negativo, seguido pela região Nordeste (-1,8%) Santa Catarina (-1,4%), Ceará (-3,2%) e Bahia (-2,6%).

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileiraseconomia-brasileiraEmpregosEstatísticasIBGEMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor