Economia

S&P põe Catalunha em observação para possível rebaixamento

Para a agência, a coordenação entre a região e a Espanha é essencial para a sua capacidade de pagar o serviço de sua dúvida "no tempo certo e por completo"

Catalunha: no último domingo, a Catalunha realizou um plebiscito ilegal sobre sua independência da Espanha (Susana Vera/Reuters)

Catalunha: no último domingo, a Catalunha realizou um plebiscito ilegal sobre sua independência da Espanha (Susana Vera/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 5 de outubro de 2017 às 10h04.

São Paulo - A S&P colocou os ratings B+/B da região autônoma da Catalunha em observação para possível rebaixamento, atribuindo a decisão à escalada de conflitos políticos com o governo central da Espanha.

"Vemos riscos de que essa escalada possa prejudicar a coordenação e comunicação entre os dois governos, que é essencial para a capacidade da Catalunha de pagar o serviço de sua dúvida no tempo certo e por completo", diz a S&P.

No último domingo, a Catalunha realizou um plebiscito ilegal sobre sua independência da Espanha, numa votação em que mais de 90% dos eleitores votaram pelo "sim". A expectativa é que o Parlamento catalão declare a secessão do território na próxima segunda-feira (09).

A agência de classificação de risco espera chegar a uma decisão final sobre os ratings da Catalunha em até três meses.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingCatalunhaEspanha

Mais de Economia

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Mais na Exame