Economia

Construção em SP fica 4,4% mais cara em maio

No mês passado, os custos com mão de obra subiram 7,3% em relação a abril.

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2013 às 11h22.

São Paulo - O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil no Estado de São Paulo chegou a R$ 1.074,53 por metro quadrado em maio, alta de 4,44% ante abril, segundo dados divulgados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta segunda-feira, 3.

O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos do setor para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.

Na avaliação de Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, o aumento se deve ao reajuste determinado pelas convenções coletivas de trabalho para os salários, com data-base em 1º de maio.

No mês passado, os custos com mão de obra subiram 7,3% em relação a abril. Os salários dos engenheiros aumentaram 7,21%.

Os custos com materiais de construção registraram acréscimo de 0,37% na mesma base de comparação. No período, 17 dos 41 insumos da construção pesquisados ficaram acima do IGP-M do mês, que não apresentou variação.

Entre os que tiveram os maiores reajustes no mês estão o aço CA-50 (1,83%), saco de 50 quilos de cimento CPE-32 (1,73%) e vidro liso transparente 3mm (1,10%).

Acompanhe tudo sobre:Construção civilEstado de São PauloIndústriaIndústrias em geralPreços

Mais de Economia

PIB do Brasil no 1º trimestre deve mostrar recuperação da economia; veja o que esperar

Petrobras reduz, em média, o preço do querosene de aviação em 7,5%

STF marca para dia 12 julgamento sobre correção do FGTS

Como funciona a portabilidade do consignado?

Mais na Exame