Economia

Senado dos EUA aprova pacote de leis que evita paralisação do governo

Proposta aprovada por 87 votos a 11, texto segue para assinatura do presidente Joe Biden

EUA: "Sem shutdown do governo, sem cortes em programas vitais", disse o líder da maioria no Senado (Mark Wilson/Getty Images)

EUA: "Sem shutdown do governo, sem cortes em programas vitais", disse o líder da maioria no Senado (Mark Wilson/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 16 de novembro de 2023 às 07h30.

Última atualização em 16 de novembro de 2023 às 07h57.

Após a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos ter aprovado o Senado também deu seu aval para um pacote de leis a fim de evitar a paralisação do governo (shutdown), no fim da quarta-feira, 15. "Sem shutdown do governo, sem cortes em programas vitais", disse o líder da maioria no Senado, o democrata Chuck Schumer. "Este é um grande resultado para o povo americano."

Votação

No Senado, a proposta foi aprovada por 87 votos a 11, e agora o texto segue para assinatura do presidente Joe Biden, evitando a paralisação do governo que poderia ocorrer a partir do fim desta sexta-feira, 17. Muitos republicanos da Câmara estavam convencidos de que, caso houvesse paralisação do governo, eles seriam apontados como culpados.

Os conservadores, em geral contrários à proposta agora aprovada, queriam avançar com o texto para não ameaçar o posto do novo presidente da Câmara, o republicano Mike Johnson, apenas três semanas após ele assumir.

O financiamento do governo, porém, deve voltar a pauta em janeiro e fevereiro, e ainda não se sabe se os republicanos seguirão firmes em demandas em temas como aborto e imigração.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)

Mais de Economia

Reforma tributária: Exame lança vídeocast sobre efeitos da regulamentação para empresa e consumidor

Dario Durigan nega desidratação de pacote fiscal e diz que Congresso fará ‘ajustes conceituais’

Advogado, médico, motoristas de aplicativo: como a reforma tributária muda o imposto para autônomos