Economia

Senado decide se aceita Venezuela no Mercosul

O Senado vota nesta quarta-feira a entrada da Venezuela no Mercado Comum do Sul (Mercosul), bloco econômico do qual já fazem parte, além do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A decisão sairá após mais de seis semanas de negociação com o Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está tão confiante de que o […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2009 às 07h45.

O Senado vota nesta quarta-feira a entrada da Venezuela no Mercado Comum do Sul (Mercosul), bloco econômico do qual já fazem parte, além do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A decisão sairá após mais de seis semanas de negociação com o Planalto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está tão confiante de que o país de Hugo Chávez será aceito que chegou a anunciar, na terça, o ingresso da Venezuela no bloco. O anúncio foi feito durante a 38ª Reunião de Cúpula do Mercosul, pouco antes do discurso do coronel, que preferiu, ao invés de discutir temas ligados ao Mercosul, falar a respeito da crise em Honduras e do acordo militar entre Colômbia e Estados Unidos.

O tema deve abrir a pauta de votação dos senadores nesta quarta. "Vai ter muita discussão, a oposição é contra", disse o senador Romero Jucá, líder do governo na Casa. Os opositores já disseram que vão tentar barrar o Protocolo de Adesão da Venezuela, que já foi aprovado na Câmara e pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. Caso a Venezuela seja aceita pelos senadores brasileiros, sua entrada no bloco dependerá apenas da decisão do Senado do Paraguai.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Reforma tributária: governo quer cortar exceções para reduzir IVA e já encara oposição do Congresso

Com alíquota de 28%, Brasil pode ter o maior IVA do mundo; veja ranking

Reforma tributária: regulamentação na Câmara aumenta IVA para 28%, estima Ministério da Fazenda

Após falas sobre a Selic, Galípolo diz que foi "mal-interpretado"

Mais na Exame