O Senado Federal aprovou o projeto de lei que torna permanente o Pronampe, programa que facilita empréstimos bancários para pequenos e microempresários. Além disso, o texto prevê a utilização de R$ 4 bilhões do Fundo Garantidor de Operações (FGO) para o Programa Pé-de-Meia, que incentiva a permanência de estudantes de baixa renda no ensino médio.
Sem o financiamento via FGO, o Pronampe poderia se tornar inócuo a partir do próximo ano. O fundo atua como garantia caso os empresários não consigam quitar os empréstimos. Para evitar esse cenário, o projeto aprovado determina que 50% dos valores não utilizados do FGO sejam destinados a garantir empréstimos no âmbito do Pronampe. A outra metade será alocada no Programa Pé-de-Meia.
Incentivo a micro e pequenos negócios
As linhas de crédito do Pronampe são direcionadas para microempreendedores individuais (MEIs), micro, pequenas e médias empresas. Com a aprovação da proposta, espera-se maior fôlego financeiro para esses empresários, fundamentais para a economia nacional.
Impacto no Programa Pé-de-Meia
Com a inclusão do Programa Pé-de-Meia no uso do FGO, o objetivo é ampliar o acesso à educação para estudantes de baixa renda, garantindo que mais jovens possam concluir o ensino médio e alcançar melhores oportunidades no futuro.
-
1/7
Criado pelo Governo Federal em 2003, o Plano Safra tem como objetivo fornecer linhas de crédito para o financiamento das atividades agrícolas de pequenos, médios e grandes produtores rurais do país, incluindo cooperativas e agricultores familiares
(Plano Safra)
-
2/7
Com vigência de um ano, ele geralmente começa a valer no dia 1º de julho, quando se inicia o ano-safra no Brasil.
(Com vigência de um ano, ele geralmente começa a valer no dia 1º de julho, quando se inicia o ano-safra no Brasil.)
-
3/7
No ano-safra 2024/25, o Plano Safra será lançado nesta quarta-feira, 3
()
-
4/7
As linhas oferecidas pelo Plano Safra possuem subdivisões específicas, nas categorias: crédito de custeio e comercialização e crédito de investimento. Cada produtor é enquadrado em uma ou outra modalidade, de acordo com o tamanho da propriedade, atividade exercida, renda anual, etc.
()
-
5/7
Qual a diferença entre o Plano Safra empresarial e para agricultura familiar?
()
-
6/7
Os planos de financiamento da agricultura e da pecuária empresarial no país, conhecidos também como Plano Safra Empresarial, disponibiliza recursos por meio do crédito rural aos produtores enquadrados no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e grandes produtores do setor.
(Os planos de financiamento da agricultura e da pecuária empresarial no país, conhecidos também como Plano Safra Empresarial, disponibiliza recursos por meio do crédito rural aos produtores enquadrados no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e grandes produtores do setor)
-
7/7
Por outro lado, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) tem como objetivo fortalecer as atividades familiares seja no financiamento ou custeio relacionado à implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, visando à geração de renda e a melhora da mão de obra na agricultura familiar.
(Por outro lado, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) tem como objetivo fortalecer as atividades familiares seja no financiamento ou custeio relacionado à implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, visando à geração de renda e a melhora da mão de obra na agricultura familiar.)