Economia

Seis usinas de cana vão fechar na próxima safra, diz Unica

Menor potencial de produção deve se refletir na oferta de etanol e açúcar nos próximos anos, afirmou o diretor técnico da entidade


	Usina de etanol: somente duas unidades produtoras devem começar a operar no ano que vem
 (Lia Lubambo/EXAME.com)

Usina de etanol: somente duas unidades produtoras devem começar a operar no ano que vem (Lia Lubambo/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2012 às 17h08.

São Paulo - A indústria de etanol do centro-sul do Brasil terá sua capacidade produção comprometida, com fechamento de usinas, em meio a dificuldades enfrentadas pelo setor com custos elevados e endividamento, disse nesta quinta-feira a associação que reúne as empresas.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) tem a confirmação de que seis empresas deixarão de processar cana na safra 2013/2014.

Adicionalmente, apenas duas novas unidades produtoras estão previstas para iniciar as operações no próximo ano, número consideravelmente inferior ao verificado em anos anteriores.

"A situação do setor produtivo de etanol é delicada, os custos e o nível de endividamento de parte das unidades continuam elevados e, dessa vez, o processo de consolidação observado no passado deu lugar ao fechamento de usinas", afirmou o diretor técnico da entidade, Antonio de Padua Rodrigues.

O fechamento de indústrias vem reduzindo a capacidade de produção do setor, disse Padua, em nota.

"O processo ocorre gradativamente e pode não ser visível para alguns porque ainda há capacidade ociosa nas usinas, mas nos próximos anos essa perda de potencial de produção certamente trará impactos na oferta de etanol e de açúcar", afirmou.

Desta forma, a produção total de etanol conseguirá ainda crescer no centro-sul do Brasil no atual ciclo 2012/13. A produção é estimada em 21,3 bilhões de litros, com um incremento de 3,7 por cento sobre o ciclo anterior, apontou a Unica.

"Essa produção de etanol anidro e a regulação vigente, que exige a manutenção de estoques por produtores e distribuidores no final da entressafra, deverão resultar em um cenário de abastecimento mais tranquilo nesse período de interrupção da produção", afirmou a Unica.

Acompanhe tudo sobre:Álcool combustívelCana de açúcarCombustíveis

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor