Economia

SAP ganha mercado de softwares corporativos, diz FGV

No caso dos Sistemas Integrados de Gestão (ERP), solução de TI que integra dados e processos de organização em único sistema, a TOTVS continuou na liderança


	Sede da SAP em Walldorf, na Alemanha: a SAP obteve ganho de participação no mercado, enquanto a TOTVS se manteve estável
 (Thomas Lohnes/Getty Images)

Sede da SAP em Walldorf, na Alemanha: a SAP obteve ganho de participação no mercado, enquanto a TOTVS se manteve estável (Thomas Lohnes/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2014 às 16h36.

São Paulo - O segmento de softwares corporativos tem mantido forte concentração no país, com poucas empresas abocanhando a maior parte do mercado, de acordo com dados da 25ª Pesquisa Anual sobre Tecnologia da Informação (TI), divulgada nesta quinta-feira, 24, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O levantamento mostrou que a brasileira TOTVS e a multinacional alemã SAP lideram nos principais segmentos, sendo que a SAP obteve ganho de participação no mercado, enquanto a TOTVS se manteve estável.

No caso dos Sistemas Integrados de Gestão (ERP na sigla em inglês), solução de TI que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema, a TOTVS continuou na liderança, com participação de mercado de 37% em 2013, mesma fatia registrada pela pesquisa em 2012.

A SAP, por sua vez, subiu de 28% para 30% entre 2012 e 2013. Em seguida está a Oracle, com 16%, mesmo porcentual nos dois anos. Outros 17% do mercado utilizam ERPs de empresas variadas.

A pesquisa mostrou que a TOTVS se destaca no mercado de ERPs voltado a empresas de pequeno e médio portes.

Entre as companhias com até 170 teclados, a TOTVS tem participação de 52%, enquanto entre aquelas de 170 a 700 teclados, tem participação de 41%. Entre as empresas de grande porte, com mais de 700 teclados, a SAP leva vantagem, ocupando 52% do mercado.

No caso dos programas de Inteligência Analítica, a liderança permaneceu com a SAP, dona de 25% do mercado em 2013. Nesse segmento, a multinacional também aumentou sua participação na comparação com o ano anterior, quando detinha 22%.

A TOTVS, vice-líder nesse segmento, permaneceu estável com 16%. Em seguida vêm IBM, com 10%, e MS Dynamics, com 9%. Outros 19% estão pulverizados entre outras empresas.

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaTecnologia da informaçãoEmpresas alemãsTotvsSoftwareSAP

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro