Economia

Sanções pressionam inflação no Irã que fica acima de 30%

O índice chegou a 31,5 por cento nos 12 meses até 20 de março, fim do ano no calendário iraniano


	Irã: o índice da inflação no país começou ter alta acentuada no fim de 2010, quando o governo cortou os subsídios de alimentos e combustível
 (Suzanne Plunkett/Reuters)

Irã: o índice da inflação no país começou ter alta acentuada no fim de 2010, quando o governo cortou os subsídios de alimentos e combustível (Suzanne Plunkett/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2013 às 08h01.

Dubai - O índice de inflação do Irã subiu acima de 30 por cento com o impacto das sanções econômicas internacionais, de acordo com dados divulgados pelo Centro de Estatísticas do governo.

O índice chegou a 31,5 por cento nos 12 meses até 20 de março, fim do ano no calendário iraniano, informou a agência de notícias semi-oficial Mehr, citando informações desta segunda-feira do Centro de Estatísticas.

A inflação ficou em 27,4 por cento no final de dezembro do ano passado, segundo dados oficiais divulgados anteriormente. O índice foi de 26,4 por cento em março de 2012.

O índice da inflação no país começou ter alta acentuada no fim de 2010, quando o governo cortou os subsídios de alimentos e combustível, e desde então as sanções, impostas devido ao polêmico programa nuclear do Irã, têm forçado a uma queda a moeda do país, aumentando a pressão sobre os preços.

Analistas dizem que, incluindo os preços dos bens importados, a taxa de inflação real do Irã pode ser cerca de duas vezes maior que o número oficial.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaInflaçãoIrã - País

Mais de Economia

CCJ do Senado adia votação da PEC da autonomia financeira do BC

Por que Países Baixos e Reino Unido devem perder milionários nos próximos anos?

STF prorroga até setembro prazo de suspensão da desoneração da folha

FGTS tem lucro de R$ 23,4 bi em 2023, maior valor da história

Mais na Exame