Economia

Safra de grãos deve atingir 180,2 milhões de toneladas

O grão que apresenta maior crescimento na estimativa de produção é a soja: 16,24 milhões de t a mais do que o registrado no levantamento de novembro


	Grãos de soja em fazenda em Cuiabá: os técnicos da Conab estiveram em campo entre os dias 19 e 23 de novembro nas principais regiões produtoras
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Grãos de soja em fazenda em Cuiabá: os técnicos da Conab estiveram em campo entre os dias 19 e 23 de novembro nas principais regiões produtoras (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2012 às 11h48.

Brasília – Estimativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê que a safra de grãos para o período 2012/2013 deve atingir 180,2 milhões de toneladas (t), volume 8,5% maior que o registrado na safra anterior (166,17 milhões de t).

O grão que apresenta maior crescimento na estimativa de produção é a soja: 16,24 milhões de t a mais do que o registrado no levantamento de novembro. O milho também tem projeção de crescimento (607,4 mil t), e o feijão deve agregar mais 66,6mil t à produção.

Segundo o diretor da Conab, Sílvio Porto, o desenvolvimento da produção está “muito bom, apesar do atraso das chuvas”. Ele avalia que, com os números indicados, a safra brasileira de soja tem “boas possibilidades” de ultrapassar a norte-americana.

“Há problemas na qualidade do milho, em especial na Região Sul, em função da redução de área e das chuvas em excesso. Mas apesar da má qualidade, ele poderá ser escoado para ração animal”, acrescentou Porto. Em relação a uma possível diminuição da área destinada à produção de milho, Porto diz que, certamente, ela será compensada pela maior produtividade.

Em termos de área cultivada, o levantamento aponta crescimento de 2,1%, ou 1,05 milhão de hectares, na comparação com a safra anterior. Com isso, a expectativa é de que os produtores utilizem 51,94 milhões de hectares. A soja também foi o grão que apresentou maior crescimento neste quesito, e terá 2,2 milhões de hectares a mais (aumento de 8,8%) utilizados para o seu plantio. No período 2011/12 foram cultivados 25,04 milhões de hectares do produto.

Para consolidarem os números do terceiro levantamento para a safra 2012/13, os técnicos da Conab estiveram em campo entre os dias 19 e 23 de novembro nas principais regiões produtoras.

Acompanhe tudo sobre:ConabEmpresas estataisGrãosMinistério da Agricultura e PecuáriaSafras agrícolas

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor