S&P reduz rating de longo prazo da UE para AA+

Standard & Poor's citou crescentes tensões quanto às negociações do orçamento

São Paulo - A Standard & Poor's reduziu seu rating de crédito de longo prazo da União Europeia (UE) para "AA+" ante "AAA" nesta sexta-feira, citando as crescentes tensões quanto às negociações do orçamento. A decisão sucede o rebaixamento de ratings de países-membros da UE nos últimos meses.

"Em nossa opinião, a classificação de crédito geral dos atuais 28 países-membros da UE diminuiu", informou a S&P em comunicado.

"Em nossa visão, as negociações orçamentárias se tornaram mais acirradas, sinalizando o que consideramos ser riscos crescentes ao apoio da UE provenientes de alguns países-membros".

A S&P informou que a coesão entre os membros da UE diminuiu e que alguns podem se recusar a financiar o orçamento do bloco em uma base proporcional.

A S&P tem mantido uma perspectiva negativa para a UE desde janeiro de 2012 e desde então reduziu os rating da França, Itália, Espanha, Malta, Eslovênia, Chipre e Holanda.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.