Economia

Reclamações de usuários de telecomunicações caem 10% no mês de setembro

Em 12 meses, houve recuo nos setores de telefonia móvel, telefonia fixa e TV por assinatura, enquanto o serviço de banda larga fixa registrou alta

Anatel: em setembro, as principais queixas foram em relação a cobrança de tarifas e qualidade de serviços, disse a agência (Sinclair Maia/Anatel/Divulgação)

Anatel: em setembro, as principais queixas foram em relação a cobrança de tarifas e qualidade de serviços, disse a agência (Sinclair Maia/Anatel/Divulgação)

AB

Agência Brasil

Publicado em 23 de outubro de 2018 às 18h16.

Última atualização em 23 de outubro de 2018 às 18h59.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou uma redução de 10,3% no número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações de agosto para setembro deste ano. Segundo a agência, foram registradas 224,9 mil reclamações em setembro, uma queda de 25,7 mil registros em relação ao apurado em agosto.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda foi de 14,3%, uma redução de 37,5 mil queixas. Entretanto, a agência destaca que nos últimos 12 meses, dos principais serviços de telecomunicações, apenas a telefonia móvel, telefonia fixa e TV por assinatura tiveram redução de reclamações.

"A telefonia móvel registrou menos 27,6 mil reclamações (21,5%); a telefonia fixa menos 7,5 mil (12,6%); e a TV por assinatura menos 5 mil (14,5%). O serviço de banda larga fixa apresentou aumento de 2,6 mil reclamações (6,3%) entre setembro de 2017 e setembro de 2018", disse a agência.

Segundo a Anatel, em setembro, as principais queixas foram em relação a cobrança de tarifas e qualidade de serviços. Entre os usuários que reclamaram do serviço de telefonia móvel pós-paga, 33,7 mil fizeram queixas sobre cobrança, o que representa 46,7% do total. Pouco mais de 7 mil (9,8%) reclamaram da qualidade e funcionamento dos serviços; e 7 mil (9,7%), pediram cancelamento.

Na modalidade pré-paga, as reclamações sobre créditos foram 37% do total, atingindo 10,6 mil queixas; ofertas, bônus e promoções vem em seguida com 5,2 mil (18%) das reclamações; e 3,9 mil (13,6%), qualidade e funcionamento.

A telefonia fixa teve 22,2 mil (42,8%) reclamações de cobrança; 8,7 mil (16,8%) de qualidade e funcionamento; e 5,6 mil (10,7%) sobre cancelamento.

No mesmo período, o serviço de banda larga fixa registrou 15,7 mil reclamações divididas em qualidade e funcionamento (36,5%); 13,1 mil (30,4%) de cobrança; e 3,7 mil (8,6%), cancelamento.

A TV por assinatura registrou em setembro deste ano 14,9 mil queixas motivadas por cobrança (50,8%); 3,2 mil (10,8%), cancelamento; e 2,8 mil (9,5%), ofertas, bônus e promoções.

Acompanhe tudo sobre:TelecomunicaçõesTelefoniaAnatel

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro