Economia

Receita altera isenção fiscal das faculdades do ProUni

A norma estabelece que a instituição privada de ensino superior que aderir ao programa ficará isenta de adesão de Cofins, PIS/Pasep, CSLL, IRPJ


	Prouni: as regras foram publicadas no Diário Oficial nesta terça-feira
 (Wikimedia Commons)

Prouni: as regras foram publicadas no Diário Oficial nesta terça-feira (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2013 às 13h55.

Brasília - A Receita Federal editou a Instrução Normativa 1.417, que modifica uma outra instrução do órgão que fixou regras para a isenção de tributos federais para faculdades privadas que aderirem ao Programa Universidade para Todos (ProUni).

A norma estabelece que a instituição privada de ensino superior, com fins lucrativos ou sem fins lucrativos não beneficente, que aderir ao programa ficará isenta durante o período de vigência do termo de adesão de Cofins, PIS/Pasep, Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) e Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ).

Sobre IRPJ e CSLL, o texto original fixava que, além da isenção fiscal concedida a essas instituições ser calculada com base na Proporção da Ocupação Efetiva das Bolsas (POEB), a isenção relativa ao IRPJ seria calculada sem o adicional de 10%. Mas a modificação introduzida pela nova IN retira o termo "sem o adicional" da redação anterior, o que significa que o cálculo da isenção passa a incluir também o adicional de 10% do IRPJ, além da alíquota da CSLL.

A instrução normativa, com a modificação, e a instrução normativa original sobre o assunto estão publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira.

Acompanhe tudo sobre:ImpostosReceita FederalMEC – Ministério da EducaçãoIncentivos fiscaisProuni

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?