Economia

Queda de vendas no Brasil faz Renault suspender produção argentina

A montadora francesa deu licença a 1.600 de seus 1.800 empregados de uma fábrica na Argentina, que ficará paralisada ao menos duas semanas

A presidente de Argentina, Cristina Kirchner, testa um protótipo da Renault: no total, 70% da produção da Renault Argentina é exportada e o Brasil recebe 80% destas vendas (AFP)

A presidente de Argentina, Cristina Kirchner, testa um protótipo da Renault: no total, 70% da produção da Renault Argentina é exportada e o Brasil recebe 80% destas vendas (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2012 às 07h42.

Buenos Aires - A montadora francesa Renault licenciou 1.600 de seus 1.800 empregados de uma fábrica na Argentina, que ficará paralisada durante ao menos duas semanas devido à queda nas vendas de veículos no Brasil, informou nesta terça-feira uma fonte sindical.

A fábrica de Santa Isabel de Córdoba "licenciou 1.600 dos 1.800 funcionários e anunciou uma paralisação da produção até, ao menos, o dia 10 de julho, diante do acúmulo de estoque", informou Leonardo Almada, porta-voz do Sindicato dos Metalúrgicos em Córdoba (700 km ao norte de Buenos Aires).

A unidade funcionará com apenas 20% de sua capacidade, precisou Almada, acrescentando que a decisão se deve à queda das vendas no Brasil.

Os operários licenciados receberão 75% de seu salário durante o período de paralisação, como foi acertado com o sindicato.

No início de junho, a Renault argentina já havia reduzido o turno na mesma unidade diante da desaceleração das vendas no Brasil, o principal sócio da Argentina no Mercosul.

Entre janeiro e maio passados, o Brasil comprou 30,6% menos das montadoras de veículos instaladas na Argentina em relação aos cinco primeiros meses de 2011, segundo números oficiais.

No total, 70% da produção da Renault Argentina é exportada e o Brasil recebe 80% destas vendas externas.

As exportações argentinas de automóveis e utilitários caíram de 191 mil unidades entre janeiro e maio de 2011 a cerca de 141 mil no mesmo período de 2012.

Com 36.389 veículos fabricados nos primeiros quatro meses de 2012, a Renault representa 17% da produção automotiva local, atrás da General Motors e da PSA Peugeot-Citroën, segundo a Associação de Fabricantes de Automóveis (Adefa).

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaComércioComércio exteriorDados de BrasilEmpresasEmpresas francesasExportaçõesRenaultVendas

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame