Economia

Produção total de petróleo recua 1,5% em fevereiro, diz ANP

A produção total de petróleo e gás alcançou a marca de 3,031 milhões de barris de óleo equivalente em fevereiro


	Petróleo: a produção de petróleo em áreas do pré-sal também registrou queda em fevereiro
 (Sergio Moraes/Reuters)

Petróleo: a produção de petróleo em áreas do pré-sal também registrou queda em fevereiro (Sergio Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2015 às 17h40.

Rio - A produção total de petróleo e gás no País alcançou a marca de 3,031 milhões de barris de óleo equivalente (boe) em fevereiro, informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Desse volume, 2,431 milhões de barris são referentes à produção apenas de petróleo - o que representa uma queda de 1,5% em relação ao mês de janeiro.

Também a produção de petróleo em áreas do pré-sal registrou queda em fevereiro - uma produção de 1,8% em relação a janeiro.

No total, a produção de óleo nas águas profundas foi de 656,8 mil barris.

A ANP não informou as razões para a redução na produção de óleo. No último dia 19, ao comentar seus dados de produção, a Petrobras - responsável pela operação nos campos que respondem por 91,7% da produção no País - indicou que a redução na produção deveu-se a "paradas programadas para manutenção" nas plataformas P-19, no Campo de Marlim, e P-58, no Parque das Baleias, ambas na Bacia de Campos, e do FPSO Cidade de Angra, no Campo de Lula, na Bacia de Santos.

Em fevereiro, a explosão na FPSO Cidade de São Mateus, no Espírito Santo, também afetou a produção da companhia, sobretudo de gás natural.

De acordo com a ANP, a produção total de gás registrou queda de 1,2% na comparação com janeiro. Na comparação anual, subiu 14,5% em relação a 2014.

A agência reguladora também registrou em fevereiro um recorde de aproveitamento de gás natural, equivalente a 96,6% do total de gás produzido.

"A queima de gás natural em fevereiro foi de 3,3 milhões de metros cúbicos por dia, uma redução de aproximadamente 19,3% em relação ao mês anterior e de 23,9% em relação a fevereiro de 2014", informou a ANP.

Segundo a agência, o campo de Roncador, na Bacia de Campos, foi o de maior produção de petróleo, com média de 339,2 mil barris por dia. A plataforma P-52 foi a principal unidade de produção, com 17 poços interligados e produção média de 171,2 mil boe por dia.

Em relação ao gás, o campo com maior produção foi Lula, na Bacia de Santos, com produção média de 11,9 milhões de metros cúbicos por dia.

Acompanhe tudo sobre:ANPEnergiaGásPetróleo

Mais de Economia

Brasil é 'referência mundial' em regulação financeira, diz organizador de evento paralelo do G20

Governo teme “efeito cascata” no funcionalismo se Congresso aprovar PEC do BC

Banco Central estabelece regras para reuniões com agentes do mercado financeiro

Produção industrial sobe 4,1% em junho, maior alta desde julho de 2020

Mais na Exame