EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h34.
Os índices regionais da produção industrial de julho, em relação a julho de 2001, mostram que houve crescimento da produção em seis dos 12 locais pesquisados. A indústria do Rio de Janeiro (13,5%) liderou o desempenho regional, seguida por Espírito Santo (12,6%). Em seguida vieram Bahia (7,0%), Ceará (5,3%), Rio Grande do Sul (4,1%) e região Nordeste (3,8%).
Na mesma comparação, com julho do ano passado, Santa Catarina (-3,8%); Paraná (-2,3%); Pernambuco (-1,9%); Minas Gerais (-1,5%); São Paulo (-1,2%) e região Sul (-0,8%), registraram queda na produção. Dentre estes seis locais, material elétrico e de comunicações respondeu pela maior pressão negativa nas indústrias de Santa Catarina, São Paulo e região Sul, enquanto no Paraná foi a química, e em Pernambuco e Minas Gerais, os produtos alimentares. Vale ressaltar que, tanto no Paraná quanto em Pernambuco, a segunda maior pressão negativa veio de material elétrico e de comunicações. A performance deste ramo está sendo influenciada por uma base de comparação elevada, pois no ano passado a demanda por produtos de material elétrico e de comunicações estava aquecida, em razão do racionamento de energia e dos programas de investimento em energia e em telecomunicações.
Nos indicadores acumulados de janeiro-julho deste ano e dos últimos 12 meses, a maioria dos locais pesquisados continua assinalando recuo da produção.