Economia

Produção de petróleo da Rússia cresce em junho

Produção da Rússia de petróleo e gás condensado reverteu uma tendência de queda em junho, subindo 0,2% ante maio


	Tanques de petróleo: Rússia ainda é o maior produtor mundial de petróleo, atrás da Arábia Saudita
 (Getty Images)

Tanques de petróleo: Rússia ainda é o maior produtor mundial de petróleo, atrás da Arábia Saudita (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2014 às 12h16.

Priorizar nos meus resultados Google

Moscou - A produção da Rússia de petróleo e gás condensado reverteu uma tendência de queda em junho, subindo 0,2 por cento ante maio, para 10,55 milhões de barris por dia (bpd), impulsionada pela produção de empresas privadas como Lukoil e Bashneft, mostraram dados do ministério da Energia.

A Rússia ainda é o maior produtor mundial de petróleo, atrás da Arábia Saudita que teve uma produção de 9,85 milhões de bpd no mês passado, segundo pesquisa da Reuters.

No entanto, diferente da Arábia Saudita, a Rússia está produzindo perto da capacidade e começou a explorar petróleo não convencional como um substituto para a decrescente produção no oeste da Sibéria, região que ainda responde pela maior parte da produção de petróleo do país.

Em maio, a média russa de produção ficou em 10,53 milhões de bpd, queda ante a máxima da era pós-soviética de 10,63 milhões registrada em dezembro.

Dados do governo mostraram que a petroleira Lukoil e a Bashneft puxaram a alta no mês passado com 1,3 por cento e 1,8 por cento de ganhos respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoÁsiaEuropaEnergiaRússia

Mais de Economia

Split payment adiado não é split payment esquecido: o que muda no caixa e nos sistemas das empresas

Governo lança novo Desenrola MEI e prorroga programas para renegociar dívidas; entenda como funciona

Desemprego cai a 5,3% no trimestre até agosto, com recorde de ocupação

Reforma tributária: lei feita para segurar benefícios ganhou exceção antes de completar um ano