Economia

Produção de motos cresce 18,2% em novembro, diz Abraciclo

Apesar dos avanços, o segmento ainda apresenta queda no acumulado de ano

Motos: de janeiro a novembro, foram produzidas 813,8 mil unidades (Paulo Whitaker/Reuters)

Motos: de janeiro a novembro, foram produzidas 813,8 mil unidades (Paulo Whitaker/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de dezembro de 2017 às 17h04.

São Paulo - A produção de motocicletas no Brasil atingiu 83,1 mil unidades em novembro, alta de 18,2% em relação a igual mês do ano passado e de 5,6% na comparação com outubro, informou nesta terça-feira, 12, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Apesar dos avanços, o segmento ainda apresenta queda no acumulado de ano. De janeiro a novembro, foram produzidas 813,8 mil unidades, baixa de 4,8% ante igual intervalo de 2016.

A Abraciclo, no entanto, espera que os resultados positivos dos últimos meses, somados ao que se prevê para dezembro, levem a produção do ano todo a um leve crescimento de 0,3%, com 890 mil unidades.

As vendas no mercado interno não tiveram a mesma sorte em novembro. Os emplacamentos, que somaram 65,2 mil unidades no mês, tiveram queda de 5,6% em relação a novembro do ano passado e de 4,3% ante outubro.

O acumulado do ano, que registra a venda de 773,5 mil unidades, também apresenta desempenho negativo, com recuo de 5,5% sobre igual período do ano passado. A projeção para o término do ano é de baixa de 5,9%, com o emplacamento de 847 mil unidades.

As vendas para o exterior tiveram resultados mistos. Com 7,6 mil unidades exportadas, verificou-se crescimento de 94% em relação a novembro do ano passado, mas baixa de 1,1% ante outubro. No acumulado de janeiro a novembro, os embarques de motos para outros países atingiram 74,6 mil unidades, avanço de 41,9% sobre igual intervalo do ano passado.

Projeções para 2018

A Abraciclo também divulgou nesta terça as suas previsões para o ano que vem, que apontam avanços de 5,1% para produção (935 mil), 2,1% para as vendas no varejo (865 mil) e 2,4% para exportação (85 mil).

"Teremos pela frente um ano com resultados mais positivos e o início da retomada da indústria de motocicletas", afirmou Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaMotos

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto